Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Festival artístico e gastronômico celebra centenário da restauração do Estado Lituano

São Paulo, por Kleber Patricio

Exposição “Anykščiai”. Casa com uma tabuleta: “Venda de mercadorias miúdas. Ch. Kacienė”, 1930. Museu Estatal Judaico Gaon de Vilnius. Foto: divulgação.

Em comemoração ao Centenário da Restauração do Estado Lituano, a Fundação Ema Klabin realiza nos dias 26 e 27 de maio, das 11h às 18h, o Festival da Lituânia LABAS, organizado pelo Consulado Geral da Lituânia (São Paulo) em parceria com a Comunidade Lituano-Brasileira.

Durante o festival, o público poderá assistir a shows de música e danças típicas, apreciar exposições de arte e experimentar delícias gastronômicas da Lituânia, como o Virtiniai (massa artesanal com recheio de carne ou queijo), Kugelis (torta de batata ralada com bacon), Agurkai (pepino em conserva) e Kopūstai su dešrelėmis (repolho cozido com linguiça) e adquirir outras iguarias, como arenque curado, conservas, sobremesa Šakotis e licor artesanal.

Haverá quatro oficinas imperdíveis de artesanato, todas gratuitas: Margučiai – tradicional técnica para decorar ovos de galinha, símbolo da Páscoa lituana; Karpiniai – arte de recortes de cristais de gelo de papel; Sodai – arte de enfeites de palha de trigo, parecidos com mandalas e uma oficina de esculturas entalhadas.

O público poderá prestigiar o resgate e a manutenção de danças, melodias e canções tradicionais da Lituânia com os grupos de dança Rambynas e Nemunas e o de  música, Laisvé, e  conhecer a exposição fotográfica Momentos da História dos Judeus da Lituânia, vinda do Museu Estatal Judaico Gaon, além de duas instalações da artista Helena Kavaliunas: Passagens e Olhares do Afeto: Lituânia – Brasil – Argentina.

As crianças irão se divertir com contação de histórias, fábulas e lendas da Lituânia; entre elas, Jūratė eKastytis, mito popular que mostra o aparecimento do âmbar, símbolo do país, além do conto Eglė – Rainha da Serpente e a Lenda sobre Lobo de Ferro e a fundação de Vilnius.

Para quem quiser saber mais sobre o país, haverá duas palestras: uma com a Cônsul-Geral da Lituânia em São Paulo, Laura Tupe, que apresentará o tema Lituânia: Moderna, Talentosa e Receptiva, e a outra com o historiador Laimonas Briedis com o tema Vilnius e o Mundo.

Programação completa do Festival da Lituânia LABAS no site https://emaklabin.org.br/.

Serviço:

Festival da Lituânia LABAS

Datas: 26 e 27 de maio, das 11h às 18h. Entrada franca

Exposições – Fotografia: Momentos da História dos Judeus da Lituânia e as instalações Passagens e Olhares do Afeto: Lituânia – Brasil – Argentina. Ambas as exposições permanecem até 27 de junho.

Oficinas

Oficina Margučiaiarte de decoração de ovos, com Janete Zizas, 26/5, 11h às 13h – 20 vagas – grátis – Inscrições por ordem de chegada.

Oficina Karpiniai – arte de recortes de cristais de gelo em papel, com Janete Zizas, 26/5, 14h30 às 16h30 – 20 vagas – grátis – Inscrições por ordem de chegada.

Oficina Sodai – arte de enfeites de palha de trigo, com Ana Paula Tatarunas di Giorgio – 27/5, 11h às 12h30 – 20 vagas – grátis – Inscrições por ordem de chegada.

Oficina Esculturas Entalhadas, com Paulo Vysniauskas, 27/5, 14h30 às 16h30 – 15 vagas – grátis – Inscrições por ordem de chegada.

Contação de HistóriasContos de fadas e lendas da Lituânia, com Regina Garkauskas Umaras e Rūta Meškauskienė, 26 e 27/5, 12h30 às 13h30 – 40 vagas por dia – grátis – Inscrições por ordem de chegada.

Palestras

Palestra Lituânia: Moderna, Talentosa e Receptiva, com a Cônsul-Geral da Lituânia em São Paulo, Laura Tupe, 26 e 27/5, 14h30 às 15h30 – 30 vagas por dia – grátis – Inscrições pelo site.

Palestra Vilnius e o Mundo, com o historiador Laimonas Briedis, 26 e 27/5, 11h às 13h – 30 vagas por dia – grátis – Inscrições pelo site.

Dança e Música

Grupo de Danças Folclóricas Lituanas “Rambynas” e Grupo Musical “Laisvė”, 26/5, 16h30 –  50 lugares – Grátis – duração 40 minutos

Grupo de Danças Folclóricas Lituanas “Rambynas”, Grupo de Dança “Nemunas” e Grupo Musical “Laisvė”, 27/5, 16h30 –  50 lugares – grátis – duração 60 minutos.

Visita ao museu: de quarta a domingo, das 14h às 17h, sem agendamento. Aos finais de semana e feriados, a visita tem entrada franca.

Fundação Ema Klabin: Rua Portugal, 43, Jardim Europa – São Paulo/SP.