No próximo dia 16 de junho, das 11h às 13h a doutora em História Flavia Galli Tatsch ministra na Casa-Museu Ema Klabin a palestra Cofres de amor dos séculos XIV e XV: narrativas a partir da materialidade e dos gestos. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site do museu: https://emaklabin.org.br/.
Nos séculos XIV e XV, oficinas em Paris e Veneza produziram caixas entalhadas em marfim e osso que vinham ofertadas pelos homens às suas damas ou futuras esposas. Essas caixas, que podemos denominar de “cofres de amor”, eram muito mais do que um espaço para guardar e ordenar objetos pessoais. As marcas neles entalhadas traziam cenas de episódios oriundos da cultura cortesã e dos mitos clássicos, sempre ligados ao amor. O encontro irá analisar como a materialidade desses objetos esteve intimamente ligada com a visualidade e a narrativa das histórias e como se dava a interação entre o cofre de amor e sua observadora, levando em consideração seus gestos e corpo.
Esse encontro faz parte de um ciclo de palestra Mulher e Seus Saberes, com professores especialistas no assunto. Durante o ano, serão oferecidas onze palestras com diferentes olhares que mostram o protagonismo feminino.
Sobre a palestrante:
Flavia Galli Tatsch é doutora em História pela Unicamp e professora do Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp. Tem como os principais temas de pesquisa história e imagens, história da arte medieval, cultura visual, transferências e circulações artísticas.
Serviço:
Ciclo de palestras Mulher e seus saberes – Cofres de amor dos séculos XIV e XV: narrativas a partir da materialidade e dos gestos
Data: 16/06/18, sábado
Horário: das 11h às 13h
Vagas: 30 vagas por ordem de inscrição
Entrada franca
Inscrição: www.emaklabin.org.br
Casa-Museu Ema Klabin: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo, SP. Telefone (11) 3897-3232.