Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

FIEC faz balanço das campanhas de doação no Dia Mundial do Doador de Sangue

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: divulgação.

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi comemorado na última quinta-feira (14). Desde 2005, a Prefeitura de Indaiatuba e a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC) realizam campanhas mensais de doação de sangue em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp (Hemocentro). Até maio deste ano, o município já coletou mais de 14 mil bolsas de sangue e atendeu aproximadamente 18 mil candidatos a doador. Neste mês de junho, a Campanha de Doação de Sangue na FIEC está agendada para o dia 30, das 9h às 12h.

Com 13 anos de parceria, Indaiatuba é considerada pelo Hemocentro uma das cidades mais importantes da região no que se refere à coleta de sangue. Além de contar com 80% de doadores assíduos, a cidade também oferece uma divulgação contínua de incentivo à doação de sangue, utilizando os sites e redes sociais da Prefeitura e FIEC para despertar o interesse da população em participar das campanhas.

Para ser um doador, é obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto para o cadastro e identificação do Hemocentro. O doador precisa ter entre 16 e 67 anos, 11 meses e 29 dias, sendo que os menores de idade precisam apresentar consentimento formal dos responsáveis. O candidato também não deve estar em jejum, sendo aconselhável apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Não pode ser doador o candidato que estiver fazendo algum tipo de tratamento médico, usando medicamentos, estiver com gripe, tiver tomado a vacina contra a febre amarela e gripe há menos de 30 dias, feito endoscopia há menos de um ano ou for diabético. Pessoas que não tiverem parceiro ou parceira fixos, pesarem menos de 50 quilos, tiverem piercing ou tatuagem também há menos de um ano não podem ser doadores – o mesmo vale para quem tiver ingerido bebida alcoólica na noite anterior ou ter fumado horas antes da doação.

As campanhas de doação de sangue realizadas na FIEC têm o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibiliza uma ambulância durante todo o período de doação, seguindo normas da Unicamp (Universidade de Campinas).