Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Ampliação do Mosteiro de São Bento tem início em Vinhedo

Vinhedo, por Kleber Patricio

Foto: divulgação.

A primeira fase de obras para expansão do Mosteiro de São Bento, em Vinhedo, que visa dar mais conforto aos frequentadores do local, tiveram início na semana passada e contemplarão a construção de novos banheiros, uma nova loja, recepção e salas de atendimento, que serão entregues ao público antes do final do ano. Assinado pela arquiteta Luciana Marcussei, o projeto respeita o estilo arquitetônico da construção atual do mosteiro, inaugurado no início da década de 1970.

Entre as ações para angariar fundos para as obras de expansão, o mosteiro realizou, até ontem, dia de São Bento, a campanha Doação Premiada, que sorteou um veículo 0 Km entre os participantes.

Obras de expansão

Diante do aumento de visitantes e monges no Mosteiro de São Bento, o Prior e superior do local, Dom Paulo Panza, viu a necessidade de ampliação de algumas áreas para melhor atender o público. As obras, próximas à portaria atual do mosteiro, foram iniciadas nesta semana e devem ser concluídas num prazo de cinco meses. O estacionamento e a sala de catequese também ganharão mais espaço numa segunda fase da expansão. A ampliação da igreja também faz parte do projeto e será contemplada numa terceira fase de construção. “Somente nas missas aos domingos recebemos no mínimo 600 pessoas e atualmente contamos apenas com um banheiro masculino e um feminino”, diz Dom Paulo Panza.

O Mosteiro de São Bento em Vinhedo, explica o Prior, é considerado um dos principais pontos turísticos da cidade. E essa nova estrutura irá acolher melhor também o grande número de visitas no local, durante toda a semana, com uma recepção adequada.

Como é um local muito arborizado – o que também é atrativo para os visitantes –, uma das preocupações é com as árvores existentes no local, já que é provável que seja necessária a remoção de algumas árvores que estavam na área que receberá as novas construções. “Mas nosso compromisso é também com a natureza. A ideia é que o Mosteiro seja um local de preservação. Para cada árvore removida, plantamos três. Já fizemos isso anteriormente e plantamos quase 400 mudas de pau-ferro e ipês de todas as cores, inclusive o verde, que é muito raro”, anuncia o Prior.

História

O Mosteiro de São Bento está em Vinhedo desde 1948, quando os monges compraram a Fazenda Bela Vista.

No início da década de 1970, a comunidade construiu e inaugurou o mosteiro com uma Casa de Retiros Ecumênica (Casa Siloé) e começaram um ardoroso trabalho nas comunidades da região, fundando paróquias e diversas comunidades, além de desenvolverem um intenso programa de formação para religiosos, jovens e casais.

Atualmente, há 25 monges na comunidade monástica. “A beleza do lugar, em meio a uma paisagem exuberante e a arquitetura diferenciada, é o que mais atrai as pessoas para o local. Cerca de 95% dos comentários que recebemos nas redes sociais referem-se à paz que os visitantes vivenciam no mosteiro. É claro que a liturgia, em especial a missa com órgão de tubos e o canto gregoriano, são também um diferencial atrativo do local”, diz Dom Paulo.

Loja do Mosteiro

A loja instalada no Mosteiro de São Bento em Vinhedo comercializa artigos religiosos diversos, como livros e CDs, além de produtos feitos pelos próprios monges, como pães, bolos, biscoitos, geleias e artesanatos. Em breve, uma nova linha de produtos ampliará a variedade na loja, com pastas de pimentas, cervejas e licores. “A loja é importante fonte de manutenção da comunidade monástica. Por isso, também será ampliada, pois ajuda financeiramente a comunidade, atende os turistas e frequentadores e escoa a produção dos monges”, completa Dom Paulo.

Horários de visitação e missas

O Mosteiro de São Bento de Vinhedo fica aberto todos os dias para visitação das 8h às 17h30. Aos domingos fica fechado entre as 12h e 15h. As missas são realizadas de segunda a sexta-feira, às 6h. Aos sábados às 7h e, aos domingos, às 8h, com a celebração cantada pelos monges e pelo Coro do Mosteiro e às 10h30.