Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Empresas patrocinam cirurgias na rede pública de saúde com projeto “Empresa Solidária”

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Eliandro Figueira.

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), recebeu em seu gabinete na última sexta-feira (13) empresários da cidade e região para um café da manhã com o intuito de apresentar o projeto Empresa Solidária, uma parceria firmada entre Prefeitura, Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Indaiatuba (Aesci), SHDias Consultoria e Assessoria e Instituto de Gestão de Cidades (Igecs) para a realização de 171 cirurgias vasculares direcionadas a pacientes já triados pela Secretaria Municipal de Saúde e que aguardavam pelo procedimento. Desde março, quando a parceria foi firmada, já foram realizados 106 procedimentos.

Segundo o prefeito, “Embora recebamos recursos federais e estaduais, eles não são suficientes para atender a demanda em todas as áreas. Esse novo modelo de parceria entre público e privado que implantamos recentemente com a Aesci é de extrema importância para a cidade; sabemos que muitas empresas têm responsabilidade social, mas às vezes não sabem como ajudar. Este projeto mostra uma possibilidade”.

A secretária de Saúde Graziela Drigo Bossolan Garcia explicou que os hospitais de referência para grandes cirurgias (PUC e Unicamp) estão com grandes dificuldades em suprir a demanda de pacientes de toda a região. “Por esta razão, optamos por fazer algumas cirurgias mais urgentes no município, mas, em função disso, as cirurgias eletivas (de menor gravidade) acabam ficando com um tempo maior de espera. A parceria com a Aesci foi uma alternativa interessante para dar vasão à espera pelas cirurgias de varizes, que não são consideradas urgentes”, comentou.

O presidente da Aesci, Sérgio Baptista Ferreira, afirmou que o convênio é parte do trabalho social desenvolvido pela associação. “Estamos cumprindo com o papel da associação, convertendo para a população e para o município parte dos resultados do nosso trabalho. O Empresa Solidária está crescendo e agora estamos desenvolvendo um novo projeto para a realização de cirurgias de vesícula para pacientes já triados pela Secretaria Municipal de Saúde”, explicou.

Ao final do encontro, Sérgio anunciou a realização, por meio do Empresa Solidária, de cirurgias para 15 pacientes diagnosticadas com câncer de mama que aguardam pela realização do procedimento nos hospitais de referência da região. Os procedimentos serão realizados no HAOC (Hospital Augusto de Oliveira Camargo) em três meses.