17 de fevereiro de 2018 – esta data marcou o lançamento da Pedra Fundamental na construção da nova sede da Volacc (Voluntários de Apoio no Combate ao Câncer). Na ocasião, dezenas de personalidades, como o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, a vice-presidente e fundadora da Volacc, Joanna Joly e o atual presidente da instituição, Silvio Oliveira, assentaram os primeiros tijolos do prédio, que tem como propósito principal oferecer apoio logístico a todos que lutam contra o câncer, entre pacientes e familiares.
Pouco mais de cinco meses se passaram desde então e a paisagem do local já está bem diferente. A obra, executada e administrada pela Domus – Soluções Sustentáveis sobre projeto da arquiteta Barbara Fantelli, avançou em ritmo acelerado em virtude do prazo arrojado de entrega em outubro de 2018 e no próximo dia 31, terça-feira, será concretada a última laje do prédio, fato que inaugura a reta final da construção.
Feito isto, o último e grande desafio técnico que a obra oferecerá será a instalação da cobertura metálica de seis toneladas que deve acontecer ainda no mês de agosto. A partir de então, serão dois meses para finalizar todas as instalações e acabamentos e, enfim, entregar a obra.
Porém, a velocidade de execução da obra não significa que tudo corre sem desafios – o maior deles é a falta de recursos para a finalização da obra. Dotada de grande credibilidade junto à comunidade, a instituição recebeu ajuda de diversas frentes, doações, parcerias com fornecedores e prestadores de serviços. Mas é preciso mais.
A Volacc, que atua na cidade há mais de 25 anos, tem como fontes de receita a venda de pastéis em eventos da cidade, o brechó, a contribuição de sócios, organização de eventos próprios (Rock in Heart, Caminhada do Outubro Rosa e Bingo) que acontecem todos os anos, bazar de artesanatos, Nota Fiscal Paulista e subvenção municipal.
As festas juninas são uma boa oportunidade e a entidade acelerou sua agenda de eventos pela cidade com sua barraca de pastel desde o início de junho – no último fim de semana, os voluntários se dividiram em três eventos para vender mais de 2.000 pastéis em um dia. Mas a fase de acabamento é justamente a mais custosa e a instituição precisa da ajuda de todos, mesmo com pequenas quantias. A conta para isso é Banco Bradesco Ag. 2698-0 conta corrente 1161-4. Materiais de construção, iluminação etc. também são bem vindos. Para mais informações, (19) 3875-4544. Saiba mais também pelo site e Facebook.