O Fundo Social de Solidariedade (Funssol) da Prefeitura de Indaiatuba ministrou no mês de julho, uma palestra sobre ginástica cerebral para os integrantes dos 17 grupos atendidos pelo fundo. A palestra abordou o tema importância da ginástica cerebral e foi ministrada por Rita e Paulo Carramenha, da equipe da escola Supera. O último grupo de 3ª idade visitado foi Idade Dourada, que se reúne na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Indaiatuba, no bairro Vila Brigadeiro Faria Lima (Cecap).
A coordenadora do Projeto Vida Feliz do Funssol, Maria das Graças Araujo Mássimo, explicou que todos os meses a equipe apresenta uma atividade que desenvolve cultura e conhecimento para os integrantes. “No mês de julho, ressaltamos a importância da ginástica cerebral e como o ser humano pode transformar a sua vida. A palestra foi ministrada pela equipe Supera, que realizou o trabalho de forma voluntária”.
O administrador de empresas, especialista em neurociência e professor da escola Supera, Paulo Carramenha, deu dicas valiosas e práticas para o desenvolvimento da inteligência emocional, destacando que todas as pessoas podem treinar o cérebro. “São exercícios simples e que tiram o cérebro da sua linha de conforto. Todas as pessoas já sabem da importância da atividade física e agora muitos estão descobrindo que o cérebro pode e precisa ser treinado. Há exercícios que ajudam melhorar a atenção e o seu desempenho no dia a dia”.
No final de cada palestra, a equipe da Supera aplicava alguns exercícios práticos para os integrantes e houve muito interesse dos idosos participantes.