A secretária de Educação Rita de Cássia Trasferetti e uma equipe de mais de 30 educadores municipais participaram nesta quarta-feira (15) do IX Fórum Internacional de Educação Infantil e VII Fórum de Educação Infantil como Política Pública de Educação. O encontro aconteceu no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.
Este ano, o tema trabalhado foi Experimentalismo Democrático: a construção do projeto educativo a partir da pedagogia da relação e da escuta. A proposta é pensar em novas ferramentas para transformar a Educação. Articulando os níveis nacional e local, a unidade e a diversidade, busca-se fomentar a construção de uma relação entre microprojetos municipais e macro políticas nacionais, com forte valorização da democracia participativa e da experimentação pedagógica.
A democracia é um sistema de governança que se insere em diferentes níveis. Porém, pensada no contexto educativo, ela é muito mais que isso – é uma forma de viver em conjunto e de se relacionar com os outros, um modo de vida e uma expressão de subjetividade fundamental para organizar a escola na sociedade pós-moderna. Mas como fazer a prática democrática se enraizar no cotidiano educativo? Quais experiências de microprojetos locais e experimentalismo democrático estamos empreendendo no Brasil? Como as políticas públicas de Educação Infantil podem apoiar os microprojetos locais de experimentalismo democrático? Essas são algumas das provocações proposta pelo fórum.
Matrícula antecipada
Na segunda-feira (13), a supervisora educacional Maria Eliane Faccio Valezim e o assistente administrativo em serviços públicos Vlamir Paulo de Menezes Eugênio participaram da Orientação Técnica sobre o Processo de Matrícula Antecipada – Ano 2019. O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação e reuniu os secretários municipais de educação para apresentar as ações definidas pelo Departamento de Planejamento e Gestão da Rede Escolar e Matrícula da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica – CGEB. O evento aconteceu no auditório da EFAP (Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores).