Uma autêntica festa de rua — com arte, gastronomia, filantropia e praticamente todo mundo conhecido. Assim foi a primeira Quermesse Cultural, promovida no último sábado (18) pelo Espaço Reconceito na Rua Cinco de Julho, entre João da Fonseca Bicudo e Padre Vicente Rizzo, no Jardim Pau Preto.
Idealizada pela arquiteta Barbara Fantelli com a finalidade de arrecadar fundos para a conclusão das obras da nova sede da Volacc (Voluntários de Apoio no Combate ao Câncer), a quermesse vinha sendo gestada desde maio e desde o início contou com o entusiasmo de todas as pessoas contatadas — artistas, que se apresentaram sem cobrança de cachê, patrocinadores e, principalmente, pela Prefeitura, a primeira a ser contatada e apoiadora da primeira hora. “Agendamos uma conversa com a secretária de Relações Institucionais, Graziela Milani, e ela prontamente nos disponibilizou a parte estrutural, como palco, som, barracas e a interdição da rua”, afirma Barbara. “A conversa seguinte foi com a secretária de Cultura, Tânia Castanho, que nos ofereceu a Orquestra de Viola Caipira, uma das principais atrações do evento. A secretária de Educação, Rita Trasferetti, nos disponibilizou a participação dos alunos do Projeto Vidart e assim tudo começou. A cada conversa, uma nova adesão de gente interessada tão-somente na divulgação da arte e dos patrocinadores, empresas sensíveis, que também foram fundamentais, pois com sua ajuda pudemos arcar com as pequenas despesas e, dessa forma, oferecer toda a renda à Volacc”, conclui.
A programação começou às 16h30, com a apresentação do mágico Fernando Lazzaro e prosseguiu: às 17h, os alunos da rede pública participantes do Projeto Vidart apresentaram arte circense; às 17h30, os palhaços do Grupo Gandaiá; às 18h, um grupo da Galpão 1 Academia de Dança apresentando diversos estilos; às 18h30, atores do Grupo Estrada apresentaram stand-up; às 19h, o ator Eduardo Venosa apresentou um sketch cômico; às 19h30, Gustavo Portes e Vinícius Lima apresentaram MPB; às 20h, a Orquestra de Viola Caipira encantou o público, seguida pela banda Confraria d’Asdrovnia, que arrebatou o público no encerramento. Paralelamente, a escola Aconchego oferecia entretenimento infantil, a Escola Supera oferecia atividades de ginástica para o cérebro, a artista plástica Cecilia Stelini desenvolvia uma performance entre o público, o grafiteiro Biel Siqueira pintava um painel (que foi doado à Volacc) e a musicista Tatiane Mendes Carvalho contava histórias para as crianças.
A parte gastronômica contou com a tradicional e sempre concorrida barraca de pastéis da Volacc, com a padeira Janaína Calonga oferecendo pães artesanais italianos — e panetones milaneses assados na hora —, barraca de doces da Volacc, barraca de café e geléias por Dinin e cervejas Donnerstag.
Patrocinaram a Quermesse Cultural Reconceito a Casa da Fazenda Móveis em Madeira de Demolição, a Elevare Acabamentos, a Escola Aconchego, a Lis Rose Boutique, o Le Triskell Bistrô, a Start House Automação Residencial, Italo Decor, Balilla, LigBem Materiais Elétricos e Iluminação e Supera Ginástica para O Cérebro, com apoio da Prefeitura de Indaiatuba e da Kirin Design.
Veja detalhes da festa: