Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Prefeitura lança programa focado na prevenção da violência contra a mulher

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Fotos: Eliandro Figueira.

Durante a realização de mais uma edição do Ação Mulher, nesta segunda-feira (3) no Ciaei, foi anunciada a implantação do programa Caminho das Rosas, que consiste em uma rede de atenção para que mulheres em situação de risco ou violência consumada possam ser acolhidas de forma humanizada e orientadas sobre como proceder. O evento teve como tema Relacionamento abusivo: sinais.

Segundo o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), as mulheres precisam ter coragem para sair da situação de violência doméstica. “Muitas vezes a mulher que sofre violência fica com medo, vergonha e não denuncia, não pede ajuda. O desfecho dessas histórias muitas vezes é trágico. O novo programa tem o objetivo de mostrar quais são os direitos das mulheres e orientá-las sobre o que fazer nestas situações. Posteriormente vamos conseguir também atuar na prevenção desses crimes cometidos contra as mulheres”, disse ele, completando: “Recentemente estive reunido com o comandante da polícia civil do Estado de São Paulo, Dr. Paulo Afonso Bicudo e solicitei em caráter de emergência uma delegada para a nossa Delegacia de Defesa da Mulher”.

Idealizadora do programa, a secretária de cultura Tânia Castanho ressaltou que os casos de violência contra a mulher são identificados principalmente nos serviços de saúde, de assistência social ou órgãos de segurança pública. “A vítima às vezes recorre a uma unidade de saúde e, caso o médico identifique a violência, esse caso será inserido no sistema de proteção à mulher, um mecanismo de gestão da informação nas secretarias de saúde, segurança e social”, explicou.

Segundo ela, o Caminho das Rosas tem também como foco a humanização dos funcionários que lidam com situações de agressão e atuação na prevenção. “No tocante aos registros dos casos de agressão, teremos condições de mapear as ocorrências no nosso município e saber onde ocorrem, como e com que frequência. Assim conseguiremos fazer ações mais focadas de prevenção e conscientização sobre esse tipo de ocorrência”, assegurou. O programa envolve as secretarias de Saúde, Família e Bem Estar Social e Segurança Pública e terá o apoio da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Indaiatuba e, de ordem fundamental, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).

O evento contou com a palestra Era uma vez um príncipe encantado…só que não!, tema que foi abordado pela advogada das áreas cível, família e criminal Fábia Cristina de Almeida Bigarani, pela psicóloga Kátia Precoma e pela advogada especialista em direito da família Alexssandra Manoel Garcia. Alexssandra surpreendeu o público ao relatar sobre sua experiência enquanto vítima de violência doméstica por sete anos.

O Ação Mulher contou ainda com a participação das secretárias Graziela Milani (Relações Institucionais e Comunicação), Rita de Cássia Trasferetti (Educação), Graziela Garcia (Saúde), Enides Nogueira Lopes Cruz (Funssol) e da comandante da Guarda Civil, Marilza Souza. Também estiveram presentes os secretários da Família e Bem Estar Social Luiz Henrique Furlan e da Segurança Pública, Alexandre Guedes Pinto, além de muitas empresárias, funcionárias públicas e profissionais liberais do município.

A abertura do encontro foi realizada pelas mulheres da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, contou com apresentação da peça Sinais, do Núcleo Experimental de Artes Cênicas de Indaiatuba e foi encerado com show Qualquer Pessoa Além de Nós, da cantora Carol Naine.