Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Indaiatuba obtém melhor IDEB do estado e segundo do Brasil

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Giuliano Miranda.

Indaiatuba é destaque novamente entre as cidades com mais de 200 mil habitantes – o município foi o primeiro no Estado de São Paulo e o segundo do Brasil com melhor IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2017. Com o índice de 7,4, a rede municipal ultrapassou em 0,7 pontos a meta de 2017 e superou a meta estabelecida para 2021, que é de 7,1. A Rede Municipal de Ensino local também apresentou o mesmo índice da rede privada do Estado. O IDEB nacional das redes municipais foi 5,6 e o estadual, 6,5.

Indaiatuba divide o primeiro lugar com Jaguariúna, que também obteve a nota 7,4, mas supera a vizinha da RMC (Região Metropolitana de Campinas) quando são consideradas as médias de desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

A EMEB “Osório Germano e Silva Filho” é a primeira melhor escola do Estado, com 9.0 no IDEB e a EMEB “Yolanda Steffen” se classificou como a décima quinta no ranking estadual. Todas as unidades escolares de Indaiatuba atingiram a meta prevista para 2017. Das 28 escolas municipais que participaram da Prova Brasil 2017, 22 já alcançaram ou ultrapassaram a meta prevista para 2021. A EMEB “Doardo Borsari” ultrapassou em 2,2 pontos a meta prevista para 2017 e a EMEB “Leonel José Vitorino Ribeiro” foi a unidade que apresentou o melhor índice comparado a 2015, com crescimento 1,5 no IDEB.

Para a secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, o resultado de Indaiatuba é excelente e mostra que o trabalho realizado pelo município está na direção certa. “Estamos muito contentes com a nota do IDEB. O resultado positivo reafirma nosso trabalho constante em prol da melhoria da qualidade da Educação para nossos alunos. A alta nota que recebemos só foi possível pelo trabalho sério desenvolvido pela formação continuada aos profissionais da educação e pelo empenho e dedicação de nossos professores e equipes e ao apoio da administração, que valoriza e prioriza a Educação do município. Embora a avalição seja realizada com os alunos dos quintos anos, o resultado obtido se deve a soma dos trabalhos desenvolvidos com as crianças desde a creche”, ressalta Rita.

Sobre o IDEB

O IDEB é um indicador de desempenho da educação básica divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia do Ministério da Educação (MEC) e relaciona duas dimensões: o desempenho dos estudantes na Prova Brasil nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e a taxa de aprovação. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o IDEB.

Criado em 2007, o IDEB representa a iniciativa de reunir, em um só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do INEP a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

Desde 2007, a Rede Municipal de Ensino tem atingido a meta para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O índice conquistado é o resultado de um grupo de ações integradas e planejadas que objetivam a qualidade educacional como capacitações frequentes para professores, coordenadores e gestores; incentivo à participação das famílias; acompanhamento multissetorial ao aluno; identificação das escolas que exigem um acompanhamento maior da Secretaria para superar seus desafios; o investimento no apoio pedagógico paralelo aos alunos que demonstram defasagem de conteúdo ou dificuldade de aprendizagem; o investimento em tecnologia educacional para incrementar as aulas e a didática dos professores; a aquisição regular de inúmeros livros de literatura para servir o acervo bibliográfico das escolas e a construção de material didático próprio que privilegiaram as necessidades da Rede Municipal de Ensino.