Pela terceira vez, o casal Nilza e Fernando Montanari está a caminho da Itália para 20 dias de aventura na Bota dos Alpes, do norte até as praias do sul. Serão mais de dois mil quilômetros, com passagens por Lecco, Turim, Florença, Assis, Roma, Salerno, Costa Amalfitana e Nápoles.
Seria só mais uma viagem se Nilza e Fernando não fossem dois cadeirantes para lá de independentes. Juntos há 14 anos, o casal coleciona boas histórias, desde situações inusitadas no avião até o encontro com o Papa Francisco no Vaticano, com direito à benção da autoridade máxima da Igreja Católica para as alianças.
Desta vez, a viagem começará em Lecco – próxima a Milão e que é cidade-irmã de Campinas –, para conhecer o Lago de Como e subir os Alpes que separam a Itália da Suíça, em busca de neve. Turim será a segunda parada, ainda desconhecida por eles. De lá, o destino é Florença, um dos locais preferidos do casal, que optou por um hotel bem no centro da cidade antiga para conhecer novos lugares sob novas perspectivas. “Estamos ansiosos por passear à noite pelas ruas estreitas e cheias de antigos casarões florentinos. A região central de Florença é praticamente toda plana, o que facilita muito o deslocamento em cadeira de rodas”, comentou Nilza Montanari.
Próxima parada: Assis, uma joia medieval encrustada na montanha, cidade de São Francisco e Santa Clara. Da simplicidade de Assis à fascinante Roma, destino obrigatório mesmo não oferecendo condições tão boas para os cadeirantes. Para os últimos dias de viagem, no sul da Itália, a rota continua em Salerno, seguindo pela linda costa Amalfitana, depois Nápoles, com passagem pelo Monte Vesúvio e as ruinas de Pompéia. “Utilizaremos um veículo adaptado para pessoas com deficiência, alugado em uma empresa especializada em turismo adaptado. Aliás, também será uma oportunidade para reencontrar o amigo, Fausto Ferraro, proprietário da empresa Bluerental, com quem alugamos o carro da viagem anterior”, lembrou Nilza.
O casal vai sem apoio de agência, guia turístico ou qualquer outro agente que lhes faça se sentirem menos livres e aventureiros.
Nilza Montanari
Cadeirante, profissional de RH e Educação, formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, pós-graduada em Pedagogia Empresarial e com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, palestrante e participante de seminários e fóruns de discussão sobre o tema da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Atuou em fundação privada sem fins lucrativos nas áreas de inclusão social e voluntariado, em Recursos Humanos de grandes empresas desenvolvendo programas e projetos sociais e institucionais sobre diversidade, sobretudo em relação à inclusão de pessoas com deficiência no ambiente organizacional e treinamentos técnicos e corporativos.
Atualmente é diretora da Montanari Desenvolvimento Inclusivo, que defende o compromisso de alinhar conceitos e implementar práticas que possam promover boas experiências envolvendo a diversidade, buscando equidade de oportunidades de qualificação e inserção das pessoas com deficiência no mercado, dentro de um ambiente organizacional voltado para resultados positivos para o negócio.