Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Mercado Autoral Casa 73 volta a Joaquim Egídio com as flores da Primavera

Campinas, por Kleber Patricio

Foto: divulgação.

Primavera evoca renovação e novidade. Nesse espírito, o já consagrado Mercado Autoral Casa 73 terá sua terceira edição em Joaquim Egídio, zona rural e bucólica de Campinas, em 20 e 21 deste mês, das 11h às 18h. O evento reunirá no final de semana mais de 40 expositores, que comercializarão objetos únicos e aprovados em rigorosa curadoria.

A filosofia do Mercado Autoral permanece a mesma: valorizar o pequeno produtor e empreendedor, incentivando o “comprar de quem faz” e a produção criativa de peças com história, pegada artística e comprovadamente autorais. O fazer manual também orienta a seleção dos alimentos à venda, pra comer na hora ou levar pra casa, preparados com apuro e cuidado ao escolher a origem dos ingredientes e seguindo receitas recheadas de memórias afetivas.

O local do Mercado Autoral é o mais adequado possível à temática da festa da natureza: o Espaço Sesmaria do Laranjal, com 800 metros quadrados de jardim sob frondosas árvores, agradável e acessível à turma mais urbana que deseja passear no campo, mas não está interessada em se aventurar por trilhas de terra. Fica na via principal do centrinho do distrito, perto dos restaurantes e bares.

O Bar do Marcelino, que fica do outro lado da rua, inclusive marcará presença lá dentro, repetindo a fórmula de sucesso de levar ao público do Mercado Autoral seus característicos caixotes, que fazem as vezes de mesas e cadeiras, o cardápio de petiscos de boteco premiados e (uma novidade) chope artesanal.

Foto: divulgação.

Entre os expositores confirmados no Mercado Autoral Casa 73 da Primavera estão marcas que já se tornaram conhecidas e prestigiadas pelos visitantes em edições anteriores, como a Sunset Wood Design e seus óculos com armação em lâminas de madeira, a Sagrado Ócio e seus tricôs e peças de decoração em costura criativa, a Gerando Arte com seus cobiçados bonecos de pano (a da pintora mexicana Frida Khalo é a queridinha) e o Ateliê Casagrande de wood design, com peças utilitárias e decorativas.

Semijoias em metal e pedras, biojoias em sementes, bijuteria em fitas e cordas náuticas, papelaria personalizada, saboaria e perfumaria com essências naturais, vestuário e acessórios em crochê pintados à mão e com conceitos de customização e up cycling, tapeçaria manual, roupa de cama, mesa e banho bordada e em patchwork, brinquedos educativos, decoração e utensílios em cerâmica, quadros e esculturas em variadas técnicas também estarão por lá, formando um acervo de peças que se destaca não só pela beleza, mas pela consciência social e ecológica na manufatura.

A lista de expositores de delícias novamente presentes inclui o Senhor Strudel, com suas guloseimas de origem alemã e receita familiar, Senhora Pimenta e seus azeites saborizados e Maria Preta Jabuticabas, com seus licores e geleias de jabuticabas de uma fazenda localizada lá mesmo em Joaquim Egídio. Estreiam no Mercado Autoral o Cófi, de café e bolachas especiais, a Lêdoce Gourmet, que vai levar bolo de pote, brigadeiros e trufa rústica e a Leiteria Santa Paula, que produz queijo fresco natural, queijo Fermier, coalhada síria, ricota e doce de leite, entre outros.

Foto: divulgação.

Os produtos à venda contemplam variados bolsos: os preços começam em R$5 e vão até R$500. A entrada é gratuita, mas é bem-vindo o gesto de levar um quilo de alimento não perecível. O total arrecadado será doado para a ONG Casa da Criança de Sousas.

Atrações

Nos dois dias do Mercado Autoral haverá recreação gratuita e com monitores para as crianças. O evento também é pet friendly e os bichinhos de estimação, desde que na coleira, poderão circular à vontade. Para embalar o passeio, MPB ao vivo com o cantor Fabinho Azevedo.

A Casa 73

O Mercado Autoral Casa 73 é “cria” do espaço colaborativo que lhe cede o nome, a Casa 73, localizada no distrito vizinho de Sousas (Rua Siqueira Campos, 73, próximo à Igreja de Sant’Ana). O local é empreendimento de três irmãs criadas e residentes em Joaquim Egídio: a empresária Carolina Peixoto de Almeida, a arquiteta Camila Peixoto de Almeida e a consultora de moda Lucila Peixoto de Almeida Pissolato.

Além de comercializar peças de algumas das marcas que serão vendidas no Mercado Autoral, a Casa 73 abriga a consultoria de Lucila e sua loja de roupas e acessórios God Bless e sedia o projeto de economia circular e sustentável TrocaClube, que visa a troca de produtos entre as famílias com crianças em fase de crescimento acelerada. A Casa também recebe eventos como workshops, oficinas e encontros.

Serviço:

Casa 73 Mercado Autoral de Primavera

Data: 20 e 21 de outubro de 2018

Horário: das 11h às 18h

Local: Espaço Sesmaria do Laranjal (Rua Valentim dos Santos Carvalho, 37, Joaquim Egídio)

Entrada: gratuita, com doação opcional de alimentos não perecíveis.

Formas de pagamento: cartões de crédito, débito e dinheiro (o Bar do Marcelino só aceita cartões de débito). Cheques a critério de cada expositor.

No Facebook: www.facebook.com/acasa73

No Instagram: @a_casa_73.

Expositores confirmados (por categoria)

Bem-estar

Aromas do meu cantinho

Brinquedos educativos

Joninhas

Dalla Mamma

Casa e decoração

Villas Brasil

Mimos com Carinho

LR Artesanato

Casa Piola

Tempo de Bordar

Clenir Arte em Tramas

Gerando Arte

Forro de Mesa

Ateliê Casagrande

Bidu Bonecas

Neorice Rosa

One Ocean

Atelier Ceramica Laura Rondinella

PURA atelier

Gastronomia

Lêdoce Gourmet

Cófi

Senhora Pimenta

Leiteria Santa Paula

Cozinha Artesanal

Maria Preta Jabuticabas

Mediterrâneo Especiarias

Senhor Strudel

Hum, Bee!! Brownies

Joias e bijoux

Vanja Ximenes Biojoias

Feito de Joia

MW Desing por Mia

ChicoFuxicoAtelie

Imoto Handmade

Las Tribus

Carlos Yamassaki

Gerson Aisthesis

Moda e acessórios

Sagrado Ócio

Customizei Moda Alternativa

Hype Vintage

Sunset Wood Design

Anê Andaj

Oficina Elementar.