O filme de novembro do projeto Cinema na Mesa, do restaurante campineiro Estação Marupiara, transportará os comensais para um viagem de sabores que irá remeter ao glamour, romantismo e mistério que envolvem o Venice Simplon-Orient-Express, o famoso Expresso do Oriente, trem que é o espelho do o esplendor da Europa do início do século XX e vem transportando um público sofisticado e exigente durante décadas.
Com 17 vagões originais (restaurados em estilo art déco com marchetaria deslumbrante) dos anos 20 e 30, o trem é elegantemente decorado em seus mínimos detalhes, preservando a opulência do passado. A requintada gastronomia, preparada pelo chef Christian Bodiguel e sua habilidosa equipe, harmonizada por excelentes vinhos e serviços impecáveis, proporcionam aos passageiros uma experiência inigualável. Todos se vestem formalmente para o jantar, que se transforma em um grande evento.
O Venice Simplon-Orient-Express viaja para algumas das melhores cidades da Europa. A jornada clássica sai de Londres durante a manhã para uma viagem luxuosa de um pernoite em direção a Veneza, com chegada ao destino no final da tarde do dia seguinte. O itinerário também pode ser desfrutado em modalidades mais curtas, de Londres ou Veneza a Paris. Durante o ano todo, outras viagens incluem destinos imperdíveis como Budapeste, Istambul, Praga, Viena, Estocolmo, Berlin, Roma, Cracóvia e Innsbruk.
É nesse ambiente que os chefs do Marupiara vão preparar o menu do Cinema na Mesa de novembro.
Sobre o filme
O detetive Hercule Poirot (Kenneth Branagh) embarca de última hora no Expresso do Oriente, graças à amizade que possui com Bouc (Tom Bateman), que coordena a viagem. Já a bordo, ele conhece os demais passageiros e resiste à insistente aproximação de Edward Ratchett (Johnny Depp), que deseja contratá-lo para ser seu segurança particular. Na noite seguinte, Ratchett é morto em seu vagão. Com a viagem momentaneamente interrompida devido a uma nevasca que fez com que o trem descarrilhasse, Bouc convence Poirot para que use suas habilidades dedutivas de forma a desvendar o crime cometido.
O Projeto Cinema na Mesa
O Cinema na Mesa é uma mistura de arte e gastronomia que proporciona uma experiência sensorial com cores, aromas e sabores. Realizado sempre em duas quintas-feiras do mês, o projeto encanta pelo ineditismo e pelo fator surpresa, já que o menu é revelado parcialmente na hora da chegada e ao final, quando o chef explica o que foi servido interagindo com os participantes. Essa dinâmica gera um clima descontraído tornando a noite ainda mais especial.
O filme serve como pano de fundo para um jantar cujo menu é inspirado nas cenas e na temática. A gastronomia está presente no enredo para despertar ainda mais o interesse de quem participa e fazer o link com o projeto.
Em quase todas as sessões há também a participação do arquiteto e pesquisador Paulo de Tarso, que enriquece a noite fazendo uma interação do saber com o sabor, situando a obra dentro do contexto histórico e destacando as curiosidades da trama.
Lançado em 2012 por Viviane Moraes, o projeto ganha força a cada ano. O restaurante se transforma num espaço cultural com telão nos dois salões, sistema de som e mesas dispostas de forma que todos possam aproveitar a sessão. Objetos charmosos, luz indireta, flores e muito bom gosto completam o ambiente que já conquistou uma seleta lista de fãs, que fazem reserva de um evento para o outro, com medo de perder a cadeira nesse momento com ares de sarau, onde os chefs podem inovar e criar menus livres com toda criatividade e ousadia.
O Estação Marupiara
Brasilidade é a marca registrada dessa casa, localizada em Joaquim Egídio, charmoso distrito de Campinas, a 100 km de São Paulo. A casa, fundada pela chef Vivi Moraes (in memoriam), reúne alta gastronomia com ingredientes típicos nacionais e toque contemporâneo. O cardápio do restaurante tem muitos peixes e frutos do mar, mas também serve carnes e algumas massas especiais que surpreende pelos ingredientes escolhidos de forma criativa e inusitada. Deliciosas moquecas guarnecidas de farofa de banana da terra e pratos como filé recheado de queijo coalho ou sorvete de queijo com calda de goiabada quente é sempre um convite para voltar. Instalado num casarão do século XIX tombado pelo patrimônio histórico em meio à natureza de uma área de preservação ambiental, o Marupiara encanta pelo sabor e acolhe o visitante pelo aconchego do local recheado de cores e objetos de vários cantos do país.
Serviço
Cinema na Mesa – Assassinato no Expresso do Oriente
Datas: quinta-feira, dias 8 e 29 de novembro
Sessão de cinema/Jantar temático: a partir das 20 horas
Restaurante Estação Marupiara: Rua Prof. Manuel Saturnino do Amaral, 29 – Joaquim Egídio – Campinas/SP
Fone: (19) 3298-6289 ou (19) 99243-1715
Valor por pessoa: R$85,00 (bebidas e taxas de serviços não inclusas)
Ingressos pelo http://www.lojaestacaomarupiara.com.br.