Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Schaeffler Música realiza oficina gratuita “Como ouvir música clássica” em Sorocaba

Sorocaba, por Kleber Patricio

Foto: David Bachman Photography.

O projeto Schaeffler Música – 9ª Temporada de Música Clássica de Sorocaba apresenta no próximo dia 10 de novembro (sábado) às 15h, no Conservatório Rogerio Koury (Rua Pernambuco,154, Centro – Sorocaba/SP) a oficina gratuita Como Ouvir Música Clássica, com o Professor Dr. Sérgio Molina. O tema da oficina (que tem duas horas de duração) será G. Puccini – Turandot – A última ópera italiana. As inscrições, que são gratuitas, devem ser realizadas pelo telefone (15) 3211-1360 (MdA International).

Idealizadas e ministradas pelo compositor Prof. Dr. Sérgio Molina especialmente para a 9ª Temporada de Música Clássica, as oficinas Como Ouvir Música Clássica estão em sua sétima temporada e fazem parte da programação especial em comemoração aos 60 anos da empresa Schaeffler no Brasil. As oficinas acontecem no Conservatório Rogério Koury, oferecendo ao ouvinte apreciador da música clássica ferramentas estéticas e históricas para uma escuta mais aprofundada do repertório dos grandes compositores e intérpretes e apontando caminhos para uma audição mais atenta e participativa.

Para cada oficina, uma peça é escolhida para exemplo de estudo e escuta. São abertas para todos, não sendo importante o conhecimento de música clássica; basta fazer a inscrição gratuita pelo telefone (15) 3211-1360 ou pelo site www.mdainternational.com.br.

A Temporada tem a produção e direção artística da MdA International e patrocínio exclusivo da Schaeffler.

Sergio Molina

Crédito da foto: Mirna Modolo.

É professor e idealizador das Palestras de Degustação Musical (apreciação musical). Doutor em música pela ECA-USP (Prêmio Teses USP-2015), é coordenador da pós-graduação em Canção Popular na FASM e professor de composição no I.C.G./UEPA (Belém). Tem diversas premiações em concursos de composição e festivais de canção, com destaque para o 1º lugar no concurso nacional para a composição do Hino da Justiça Federal (2002). Com o projeto Sem Pensar Nem Pensar (prêmio ProAC/CD-2009 e prêmio ProAC/Circulação-2011), realizou mais de 50 espetáculos no Brasil. Dentre as estreias internacionais, destacam-se O Percurso das Almas Cansadas para quarteto de violões (Quaternaglia) e orquestra de cordas (Texas/2005); o Quinteto para um Outro Tempo (2007-Round Top) e Poema Ruim (Tóquio–2008). Em 2015, sua Canção sem fim (para sons sem palavras) foi gravada pelo Quaternaglia e estreada em Austin/EUA. Entre 2011 e 2012, atuou como um dos organizadores do projeto e da publicação A Música na Escola. Em janeiro de 2016 estreou o projeto autoral Música de Montagem, de canções populares contemporâneas.

Para outras informações, MdA International – www.mdainternational.com.br – telefone: (15) 3211-1360.