Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Teatro Municipal de Sorocaba recebe corais do Collegium Musicum e da USP

Sorocaba, por Kleber Patricio

Collegium Musicum de São Paulo. Fotos: divulgação.

O projeto Schaeffler Música – 9ª Temporada de Música Clássica de Sorocaba promove no dia 10 de novembro, sábado, às 20h30, no Teatro Municipal de Sorocaba, uma apresentação do Collegium Musicum de São Paulo, com regência de Nibaldo Araneda e Coralusp Jupará, com regência Alberto Cunha. A entrada é gratuita, com retirada dos ingressos a partir das 19h00 no dia da apresentação. Evento não aconselhável para crianças menores de 6 anos.

Em sua 9ª edição, o projeto Schaeffler Música propõe gratuitamente durante o ano de 2018 oito concertos inéditos, sete oficinas Como Ouvir Música Clássica e uma palestra, com uma programação especial em comemoração aos 60 anos da empresa Schaeffler no Brasil.

O concerto de sábado encerra as atividades musicais da Temporada 2018 do projeto. Em seu programa, a Missa Solemnis em Dó menor, KV139, de W. A. Mozart. A genialidade incontestável de Mozart pode ser comprovada nesta missa, que ele compôs quando tinha apenas doze anos de idade, em 1768. A obra se divide em diversas seções, evocando distintos sentimentos de drama, júbilo, ternura e súplica. Para criar contrastes expressivos, as partes de coro estão intercaladas com trechos solistas. Há que se ressaltar também a maestria do jovem compositor em Cum Sancto Spiritu e Et Vitam Venturi, onde ele emprega a refinada técnica da fuga.

O Collegium Musicum de São Paulo foi fundado pelo maestro Ronaldo Bologna em 1961 e, desde então, dedica-se ininterruptamente ao canto coral. Durante seus mais de 50 anos de história, o grupo teve como regentes os maestros Roberto Schnorrenberg, Marieddy Rosseto, Abel Rocha e Bruno Facio e, desde 2014, a direção artística do grupo está a cargo de Nibaldo Araneda. Criado com o objetivo de difundir a música Medieval, Renascentista e a do início do período Barroco, aos poucos o Collegium Musicum de São Paulo expandiu seu repertório e atualmente participa de encontros e festivais, concertos sinfônicos e óperas, além de manter a  produção de seus próprios concertos. Sua Temporada 2018 incluei a Missa Sol maior, de Schubert, a Missa do Orfanato, de Mozart, a ópera Dido e Enéas, de Purcell e um programa a cappella dedicado aos Salmos.

Atuando desde 1991, o Jupará é um coro de câmara que atua principalmente, mas não exclusivamente, na área da música antiga sacra e secular e traz em seu currículo a realização de vários projetos temáticos, inclusive com atuação cênica, como Um Sarau na Corte e O Renascimento em Três Quadros. Apresentou diversas primeiras audições em São Paulo: Stabat Mater, de Karl Jenkins, Unum Deum, de Charles Camileri e Otčenáš, de Leoš Janaček, entre outras. Desde sua formação, o Jupará está sob a direção musical do maestro Alberto Cunha.

Com a produção da MdA International e a direção artística de Marco de Almeida, a Temporada deste ano está repleta de grandes obras clássicas tradicionais e modernas, num repertório eclético, raro e musicalmente intenso.

PROGRAMA

Parte I

Collegium Musicum de São Paulo

Nibaldo Araneda, regente

Canticum Novum – A Poesia dos Salmos

– Giuseppe Pitoni (1657 – 1743) – Cantate Domino

– Alessandro Scarlatti (1660 – 1725) – Exultate Deo

– Otto Olsson (1879 – 1964) – Psalmus CXX

– Knut Kystedt (1915 – 2014) – Laudate

– Nibaldo Araneda (1968 – Dois Salmos em Português: Vale das Sombras (Salmo 23) / Oração do Aflito (salmo 102)

Parte II

Collegium Musicum de São Paulo & Coralusp Grupo Jupará

Alberto Cunha, regente

W. A. Mozart (1756 -1791) – Missa Do Orfanato K.139

Sergio Carvalho, piano

Solistas: Carolina Corrêa, Denize Meira e Rosana Amado – sopranos; Ana Ganzert – contralto; Gustavo Carvalho – tenor; Glauco Tolentino – barítono.

Coralusp – Grupo Jupará

Sopranos: Carla Kerr A. R. de Britto, Carolina Nascimento Corrêa, Dávine Sarah Ganchar de Souza, Gabriela Miranda Simões de Menezes, Karina O. R. B. Barthman, Luciana Satiko Takaesu, Rosana Amado

Contraltos: Elisabete Cristina Savioli, Luciana de Almeida Siqueira, Maria Eugênia da Gama e Silva, Natacha Erika Ito*, Sílvia Beatriz V. G. Matos, Suelene Pereira de Lima

Tenores:  Rafael Bruno Abrantes Ferro, Sylvio Jorge Hares Júnior

Baixos: Diego Lourenço Barros de Souza, Glauco Tolentino*, Leandro Gomes da Silva, Ruydmar Eugênio Fonseca, Vinícius de Freitas Guedes*

Collegium Musicum de São Paulo     

Sopranos: Alessandra Ferrari, Denize Meira, Edna Velloso de Luna, Fabiola Kiforenco, Gabriela Maloucaze, Lucimar Lemus, Márcia Pandeló, Myrian Schroder, Rose Golanda, Silvia Mitiko Hokama e Sin Ae Lee.

Contraltos: Ana Ganzert, Camila Mehanna, Lia Soares, Nélida del Mastro, Rita Tomé, Rosana Biral, Sonia Freitas, Tereza Barros, Valéria Diniz e Zê Mendes.

Tenores: Cacá Bernardes, Douglas Braga, Gustavo Carvalho, Jaoa de Mello, Lourenço Santos, Natal Menezes e Roberto Yokoya.

Baixos: Elias Tavares, José Alexandre Figueiredo, Jonas Junior, José Luiz Pimenta, Luís Renato, Lukas Hahn, Márcio Alexandre Alves e Silvino Prado.

Serviço:

9ª Temporada de Música Clássica de Sorocaba – Schaeffler Música

Collegium Musicum de São Paulo e Coralusp Jupará

Dia 10 de novembro, sábado, às 20h30min.

Teatro Municipal de Sorocaba

Entrada gratuita – Retirada dos ingressos a partir das 19h00 no dia da apresentação (não aconselhável para crianças menores de 6 anos)

Informações: www.mdainternational.com.br/ ou telefone (15) 3211-1360 (MdA International).