Entre os melhores municípios brasileiros para se fazer negócio, Indaiatuba ficou com a 14ª colocação no país e a 2ª colocação na RMC, ficando atrás apenas de Campinas, segundo estudo realizado anualmente pela Urban Systems a pedido da revista Exame que analisa o potencial de desenvolvimento econômico das cidades, considerando as cidades com as melhores oportunidades para se investir. Indaiatuba subiu 15 posições no ranking comparando com 2017, quando ocupava a 29ª colocação.
Levando-se em conta apenas o desenvolvimento econômico, um dos indicadores da pesquisa, Indaiatuba ocupa a segunda posição no país, ficando atrás apenas de Barueri, na grande São Paulo. No levantamento, que utiliza como base municípios com mais de 100 mil habitantes, são checados 28 indicadores de desenvolvimento social, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento econômico. Cada indicador tem um peso conforme sua importância e atualidade.
Indaiatuba também atingiu posição relevante em Infraestrutura, ficando na 19ª colocação. No estudo, a Urban Systems aponta ainda que o município registrou crescimento de 0,5% nos empregos formais, 3,4% na frota de veículos, 24% nas importações, 7% nas exportações e 23% nas Micro Empresas Individuais.