Nos dias 1 e 2 de dezembro, acontece a 1ª edição do SoulLocal Festival em Campinas. O evento, inspirado em padrões internacionais de feiras de negócios criativos, tem como objetivo reunir eixos da economia criativa e do empreendedorismo na região e incentivar a produção e o consumo consciente, colaborativo e sustentável.
Com uma estrutura completa e um formato voltado para as famílias, o festival traz praça de alimentação com opções gastronômicas produzidas por chefs locais; exposição e venda de produtos originais e sustentáveis de pequenos e médios empreendedores de vários segmentos – moda, pet, bebidas artesanais e gastronomia; espaço kids com brinquedos e entretenimento infantil; ações de incentivo à cultura (apresentações de teatro, músicos, contação de história e distribuição de livros); palestras e rodas de conversas com o ecossistema local de empreendedores criativos que, ao longo dos anos, vem reinventado suas profissões. Temas como vida saudável, economia pessoal, grupo 50 plus e superação, também estão na agenda. “Nós queremos contar as histórias de pessoas reais que tiveram que se reinventar ou após a aposentadoria ou após perder o emprego, ou por não mais se encaixar no modelo corporativo tradicional. Queremos inspirar outras pessoas para que elas se sintam capazes de realizar seus sonhos, de empreender e de investir na felicidade”, diz Paulo Biafora, produtor do evento juntamente com a Professora Laura Santi.
O festival acontece no sábado, 1º de dezembro, das 10h às 20h e no domingo, 2 de dezembro, das 10h às 18h no CIS Guanabara (Rua Mario Siqueira, 829 – Botafogo – em frente à Unimed Campinas). A entrada é gratuita. Os expositores que tiverem ideias originais e quiserem participar da feira de produtos artesanais podem se cadastrar pelo site soullocalfestival.com.br. Mais informações pelo telefone (19) 99195-4982.
O festival é uma realização da Usina do Conhecimento, empresa especializada em realização de eventos e consultoria em inteligência empresarial e pública, com apoio da Prefeitura Municipal de Campinas; da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo; da Secretaria de Cultura; do Sebrae SP; da Escola das Artes e da Secretaria de Turismo e Cultura de Jaguariúna. Além disso, alguns dos projetos que fazem parte da programação do festival contam com apoio do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC) e do Programa de Ação Cultural (ProAC).
Programação SoulLocal Festival
1/12 – sábado
10h – 11h – Abertura SoulLocal Festival 2019 – Salão do Café – Tema: Economia Criativa: você já está dentro e pode não ter percebido – Palestrante convidada: Profa. Eliane El Badouy (Badu)
10h – Exposição de fotografia: Coletivo Fotográfico: Ciência, Cultura e Ambiente – Galeria – Fotógrafos participantes: Antonio Scarpinetti, Antoninho Perri, Manoel Marques e Reinaldo Meneguim
10h – Mentoria de Projetos e MEI – Jardim da Gare – Consultores do Sebrae estarão atendendo ao público interessado em discutir suas ideias de negócio e formas de estruturá-lo. Apoio Sebrae-SP.
10h30 – Teatro Infantil – Lobo Mágico – Sala 7 – Escola das Artes – Secretaria de Turismo e Cultura – Jaguariúna/SP
11h – 12h – Todo comer é você quem desenha. Duvida? – Sala 3 – Roda de Conversa com Profa. Erika Pozetti, Profa. Erica Araium e Profa. Luciana Souza
11h –12h – Alimentos In Natura x Ultraprocessados – Sala Copa – Oficina Educativo Gastronômica com Profa. Gabriela Brucoli (Sabores & Saberes)
11h –12h – Ficção na Realidade – Grifos literários – Sala 5 (interna) – Oficina com Eurico Palazzo.
11h30 – 12h30 – Os contadores de Stories: Instagram para Empreendedores – Salão do Café – Palestrante convidado: Thomaz Moraes (especialista em comunicação digital)
12h –13h30 – Show da Banda do Família Adams in Concert – Palco Principal – Escola das Artes – Secretaria de Turismo e Cultura – Jaguariúna/SP
Espaço Família
11h – 12h – Contação de história infantil O Patinho InVertido – Sala 2 – Apresentação: Kate / Ateliê Oráculo *Venda de livros infantis após o término do espetáculo
14h30 – 15h00 – Contação de história infantil Ipoti: amigos na mata – Sala 2 – Apresentação: Lis Nasser *Venda de livros infantis após o término do espetáculo
13h – 14h – A Economia Criativa transformando os espaços da cidade – Salão do Café – Roda de Conversa Eros Vizel, Mirza Pellicciotta, Fernando Caparica e Luís Felipe Sagioro (Adegas)
14h – 15h – Alimentação, Cultura e Empreendedorismo – Sala 7 – Roda de Conversa com Prof. Hélio Hintze, Profa. Gabriela Brucoli e Prof. André Kussumoto.
14h30 – 15h30 – A Jornada do Herói – Salão do Café – Oficina com Fernanda Lagoeiro e Gustavo Lorón. Em um tabuleiro humano, empreendedores e universitários aprendem dicas práticas para utilizar o Storytelling no marketing e nas vendas.
15h – 16h – Empreendedorismo feminino na moda e a indústria criativa – Sala 3 – Roda de Conversa com Juliana Oliveira, Lisa Bueno, Michele Paula e Zina Leal (redes)
15h30 –17h – Chopp com Ciência com o tema Sustentabilidade – Pracinha das Bebidas – Palestrante: Emílio Garcia, do Canal BlaBlalogia.
16h – 16h30 – Cuidado que Pega – Área da Gare – Feira – O Grupo Tugudum apresenta sua performance ao público do evento que mistura percussão e dança.
16h30 –17h00 – As Caxeiras das Nascentes – Palco Principal – Grupo de cultura popular de Campinas formado apenas por mulheres apresentam o Carimbó. O espetáculo é uma brincadeira interativa inspirada nas danças maranhenses da Festa do Divino.
17h – Intervenção lambe lambe “Festival Hércules Florence” – Jardim Gare – Ação de Ricardo Lima (Lilika) e Matheus Hofstatter, do Garagem 888, com o público do evento.
17h –17h30 – Fenix – Área da Gare – Feira – Espetáculo em tecido da artista circense Marília Mendonça, patrocinado pelo FICC.
17h30 -18h30 – Banda Vélida – Palco Principal – Banda lança seu novo trabalho, misturando folk e rock com uma pegada envolvente e contagiante.
18h30 – Sunset com música mecânica
2/12 – domingo
10h30 – 11h30 –Práticas para o Bem-estar – Salão do Café – Roda de Conversa com Profª Arcilia Lima, Profª Paula Ubinha e Profª Larissa.
11h – 12h – Protagonismo como fator de transformação pessoal e profissional – Sala 7 – Roda de Conversa com Roberto Itimura, Ana Paula Hunziker e Diego Vergilio.
11h – Show da banda Locomotiv – Apresentação itinerante nas áreas do evento.
12h –13h30 – Show Orquestra de Violeiros tocando música sertaneja raiz – Palco Principal – Contando com 25 integrantes se apresentam no palco principal. Projeto viabilizado pelo ProAC ICMS São Paulo.
Espaço Família
10h30 – 11h – Contação de história infantil De que cor são minhas asas? – Sala 2 – Apresentação do ator Michel Moraes – Projeto viabilizado pelo ProAC ICMS São Paulo. – *Doação de 100 livros infantis após o término do espetáculo
14h – 15h – Contação de história adulta Causos e Canções – Palco Principal – Espetáculo realizado pelo artista Ulisses Junior e o violonista Guilherme Lamas, patrocinado pelo FICC.
14h – 15h – Desenhos e cartuns ao vivo por Paulo Branco – Área da Gare – Feira – Para adultos e crianças, desenhos e ilustrações inspirados nos Causos e Canções de Ulisses Junior e Guilherme Lamas.
14h – 15h – A Jornada do Herói – Salão do Café – Oficina com Fernanda Lagoeiro e Gustavo Lorón. Em um tabuleiro humano, empreendedores e universitários aprendem dicas práticas para utilizar o storytelling no marketing e nas vendas.
14h – 15h – Gestão Financeira Criativa para Negócios – Sala 3 – Palestra com Victor Barboza (Master Coach Financeiro).
15h – 16h – Cidades de Amanhã – Lugares Criativos e Humanos – Sala 7 – Roda de Conversa com Maria Cecília P. de Campos, Rachel Cordomene e Eduardo Belluzzo
16h – 17h30 -Show de Diogo Nazareth & banda + Bateria A Ruidosa – Palco Principal – Apresentação do trabalho autoral deste artista que navega por vários ritmos e sons da música brasileira. Neste show, que antecede o lançamento de seu primeiro disco, estarão canções novas e trabalhos de sua extensa carreira musical. Comemorando o dia Mundial do Samba, seu colega de estúdio Bruno Sotil puxará alguns sambas em conjunto com a Bateria “A Ruidosa”, já famosa no carnaval de blocos de Campinas ao liderar o Cordão do Félix e o Bando de Curruíras.
17h30–18h – Fenix – Área da Gare – Feira – Espetáculo em tecido da artista circense Marília Mendonça, patrocinado pelo FICC.
18h –19h – Sunset com música mecânica.
Serviço:
1º Festival SoulLocal
Data: 1 e 2 de dezembro
Hora: Das 10h às 20h no sábado e das 10h às 18h no domingo
Local: CIS Guanabara (R. Mario Siqueira, 829 – Botafogo – Campinas)
Entrada: gratuita
Informações: telefone – (19) 99195-4982.
Facebook: facebook.com/soullocalfestival
Instagram: @soullocalfestival.