A equipe feminina de Caratê de Indaiatuba sagrou-se campeã geral da modalidade nos 82º Jogos Abertos do Interior, conquistando cinco medalhas, sendo duas de ouro e três de prata. A competição foi disputada no Ginásio do Country Clube, em São Carlos, na terça (20) e quarta-feira (21). O staff local somou 46 pontos, seguido de São Bernardo do Campo (43) e Piracicaba (42) na 3ª colocação. A equipe masculina que compete na 2ª divisão ficou em 5º lugar com 29 pontos. Bebedouro foi a campeã com 59 pontos, Guarujá (49) e Jales (48).
No individual, Kumite (luta) Livre feminino 1ª Divisão/até 53 kg), Thauana Miori Schiavon foi a campeã. Indaiatuba, São Bernardo do Campo e São José do Rio Preto subiram ao pódio nessa ordem. Na mesma categoria (de 53 a 60 kg), Mariana Dorigaiti Ferreira, também de Indaiatuba conquistou o ouro. A equipe conquistou ainda três medalhas de prata nas provas do Kumite com as caratecas Débora Aparecida Bernardo (Kumite – acima de 60 kg) e Sabrina de Souza Colpani (Kumite Absoluto – Open). A terceira medalha de prata foi conquista por equipe na mesma categoria. Com as conquistas, as caratecas colocaram a cidade no lugar mais alto do pódio.
No Kata por equipe (apresentação de combinações de movimentos de ataque e defesa previamente estabelecidos) individual livre feminino (1ª Divisão), o plantel indaiatubano ficou na 5ª colocação. Bebedouro, Piracicaba e São Bernardo do Campo ficaram na primeira, segunda e terceira posições. No Kata individual, Fabiane Cristina Bilche, representante de Indaiatuba, terminou na 6ª colocação.
Masculino
No Kata individual masculino 2ª Divisão, a ordem das medalhas foi Bebedouro, São Roque e Jundiaí. O representante de Indaiatuba Oerbson Wesley Lima ficou em 6º lugar. No Kata por equipe Livre masculino (2ª Divisão), Bebedouro, Amparo e Santana de Parnaíba foram ouro, prata e bronze respectivamente. Indaiatuba ficou na 8ª colocação.
No Kumite até 60 kg, o carateca Breno Fernandes Santos conquistou o bronze. Itupeva, Guarujá e Indaiatuba subiram ao pódio nessa ordem. De 60 a 65 kg, Everton Aparecido Santos de Indaiatuba foi o 7º colocado. Na mesma categoria de 65 a 70 kg, Lucas Elói dos Santos foi o 4º colocado. De 70 a 75 kg, José Nunes Neto terminou a competição em oitavo. O carateca Denis Rogério de Moraes trouxe a medalha de prata no Kumite (75 a 80 Kg), somando importantes pontos para o plantel local. No Kumite por equipe, a equipe indaiatubana conquistou o 5º lugar, mesma posição alcançada na classificação geral.
As equipes masculina e feminina são comandadas pelo técnico Levi Felix Pereira. Ele avaliou que a participação da cidade foi muito boa: “Pelo nível técnico do Caratê apresentado nesses Jogos Abertos, sairmos daqui com 7 medalhas, cinco no feminino (1ª divisão) e duas no masculino (2ª divisão), é um desempenho fantástico. Todos nós, comissão técnica e atletas, estamos muito orgulhosos desse feito”, disse o treinador.
Futsal Feminino conquista o bronze; resultado de Indaiatuba foi inédito nos Abertos
A equipe de Futsal feminino de Indaiatuba conquistou a medalha de bronze nos 82º Jogos Abertos, após vencer a forte equipe de Santo André por 3 x 1. A partida foi realizada na manhã de segunda-feira no Ginásio Municipal Aristeu Favoreto, no bairro Redenção. A tarde no mesmo local foi disputada a final entre São Bernardo 2 x 0 Araraquara. São Bernardo, Araraquara e Indaiatuba subiram ao pódio nessa ordem.
O staff local se destacou positivamente em uma das modalidades mais populares dos Jogos Abertos do Interior, haja vista o excelente nível técnico, onde as outras três semifinalistas disputam o Campeonato Paulista Série A.
Na semifinal, a equipe enfrentou o forte time de São Bernardo do Campo e acabou derrotada por 7 a 1, mas, na disputa do 3º lugar conquistou a tão sonhada medalha de bronze. Posição de destaque, considerando a força de diversas equipes que participaram da competição.
O técnico da equipe indaiatubana, Alexandre Silvério disse que a goleada sofrida na semifinal não tira o brilho do trabalho desenvolvido com a equipe nos últimos dois anos. Pela primeira vez, segundo ele, a cidade chega numa semifinal de esporte coletivo nos Jogos Abertos. Ele acredita que o peso da competição pode ter prejudicado o desempenho das suas comandadas. “Um feito histórico para estas meninas, que em pouco tempo se mostraram competitivas, sendo campeãs dos Jogos Regionais em Santa Bárbara d’Oeste, em julho”, destacou o treinador.
Campanha do bronze
Indaiatuba se classificou em segundo lugar na chave devido ao saldo de gols e, nas quartas de final, enfrentou Araçatuba e aplicou goleada de 6 x 3 no adversário. Depois, na semifinal, perdeu por placar elástico de 7 x 1 para São Bernardo, que conquistou o ouro. Na disputa do 3º lugar venceu Santo André por 3 x 1. “Chegar numa semifinal, conquistar a tão sonhada medalha em qualquer competição esportiva equilibrada e com nível qualificado é tarefa para poucos. Mas quando isso é concretizado, claro com o incentivo e investimento da administração municipal que sempre têm nos apoiado e com apoio da própria torcida, certamente estará escrito na história”, disse o secretário de esportes Marcos Antônio de Moraes.
Masculino
Mas a tarefa do dia ainda estava incompleta. Na disputa do 3º lugar do masculino, realizada no Ginásio da USP São Carlos, faltava aos homens do futsal de Indaiatuba não deixarem a empolgação cair e focarem no confronto contra Araraquara. Em jogo tenso, muito disputado, o adversário não facilitou e venceu o staff local por 2 x 0, adiando o sonho da medalha. Na final, Sorocaba venceu Campinas por 4 x 2 e conquistou o ouro.