Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Associação Griots – Os Contadores de Histórias convida população a doar palavras de Natal

Campinas, por Kleber Patricio

Foto: website Griots.

Em 1985, a Organização das Nações Unidas instituiu a data de 5 de dezembro como o Dia Internacional do Voluntário e, desde 2003, vários voluntários contadores de histórias – hoje são cerca de 150 – se juntaram à Associação Griots – Os Contadores de Histórias para percorrer os hospitais de Campinas e outras cidades da região.

Este trabalho de contação de histórias começou na pediatria do Hospital das Clínicas da Unicamp, se espalhou por algumas casas de idosos e agora chega também a adultos – pacientes do novo hospital da Unimed Campinas, que patrocina a entidade por meio da Lei Rouanet. Por meio da leitura, com histórias leves, alegres e motivadoras, a ação dos voluntários favorece a humanização do ambiente hospitalar, contribuindo positivamente para o bem-estar dos pacientes, seus familiares e a equipe de profissionais envolvidos no tratamento. Hoje, os ‘anjos amarelinhos’ visitam com regularidade 11 hospitais e três casas de idosos, de sete cidades: Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Itapira, Itatiba, Mogi Guaçu e Sumaré.

Alegria, alegria!

Por onde passam, os voluntários dos Griots, com seus jalecos amarelos e equipados com livros, fantoches, papel e lápis de cor, buscam deixar um rastro de alegria, motivação e esperança. Com a proximidade das festas de fim de ano e contagiados pela magia do Natal, a associação aproveita esta época do ano para ampliar o alcance de suas ações de solidariedade e convida toda a população para participar da campanha Doe Palavras de Natal. “É uma oportunidade de nos unirmos num ato de amor direcionado às pessoas que no período do Natal estarão internadas em um leito de hospital, fazendo com que elas se sintam acolhidas e abraçadas ainda que por pessoas que nunca tenham visto”, explica a voluntária Larissa Coelho, idealizadora da campanha. “A intenção é distribuir afeto por meio de palavras”, completa.

A dinâmica é bem simples: qualquer pessoa pode mandar uma mensagem de esperança e otimismo para o e-mail doepalavrasdenatal@gmail.com até o dia 5 de dezembro. Um grupo de voluntários transcreve uma a uma cada mensagem, à mão, de modo bem artesanal e personalizado. Quando estiver tudo pronto, uma equipe da Associação Griots, acompanhada de músicos voluntários, fará a entrega dos cartões de Natal aos pacientes no Hospital das Clínicas da Unicamp.

A voluntária Merli Zanetti Ciurria é quem está à frente da equipe de produção da campanha. “Em nossa rotina, os Griots visitam somente a pediatria do HC da Unicamp, mas nesta data, com autorização prévia do hospital, passamos por todos os ambulatórios. Apesar de estarmos dentro de um hospital, é um dia de alegria, de emoção e muito afeto”, antecipa ela, que fala com entusiasmo também sobre o período de preparação. “Nós realizamos uma filtragem inicial nas mensagens, para que a gente possa levar de fato palavras de otimismo e esperança para os pacientes. Além do cuidado de transcrever os cartões individualmente, a mão, a gente vai se empolgando, enfeitando-os com adesivos, decorações, desenhos, para que os destinatários se sintam realmente únicos”, conta Merli.

Doe Palavras de Natal

Para enviar sua mensagem é muito simples: basta escrever um e-mail para doepalavrasdenatal@gmail.com. Diga seu nome, sua cidade e abra seu coração. Suas palavras de otimismo e esperança com certeza irão alegrar alguém que estará num leito de hospital durante as festas de fim de ano. Chame a família e os amigos para colaborarem também.