Em mais uma iniciativa de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, o Shopping Center Iguatemi Campinas passa a destinar para reciclagem e coprocessamento 100% do lixo produzido no empreendimento, tornando-se um shopping “zero aterro”. Com a medida, cerca de 90 toneladas de resíduos passam a ser reaproveitadas mensalmente, em um total de mais de mil toneladas por ano.
“Outubro foi o primeiro mês no qual conseguimos o reaproveitamento total dos resíduos, graças a uma nova parceria firmada. Antes disso, 65% eram destinados à reciclagem e o restante era encaminhado para aterros”, explicou o gerente geral do shopping Paulo Tilkian Filho. Com a mudança, o lixo orgânico (35% do total) passa a ser coprocessado e transformado em combustível para fornos industriais, enquanto o restante segue para cooperativas de reciclagem.
A nova medida se soma a uma série de iniciativas, com destaque para a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), considerada uma das mais modernas da América Latina. Parte do esgoto descartado pelo shopping é tratada para produção de água de reuso, que posteriormente é utilizada em descargas de vasos sanitários, irrigação de jardins, arrefecimento de telhados e torres de resfriamento. “Atualmente, a água de reuso representa 50% do consumo do empreendimento”, afirma Tilkian Filho, explicando que, da metade restante, 40% vêm do poço artesiano do shopping e apenas 10% da concessionária.
O empreendimento também adota uma série de medidas para redução no consumo de energia, como a instalação de sensores de presença nas escadas rolantes, automação do sistema de ar condicionado e iluminação com lâmpadas de LED nos estacionamentos. Destaque também para o projeto arquitetônico do shopping, em especial na área da expansão inaugurada em abril de 2015, com fachadas com aberturas para o exterior e grandes skylights que permitem a entrada da luminosidade o dia todo, sem perder o conforto da climatização.