Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Apostando em pães artesanais, Padoca do Vila abre unidade na Lagoa do Taquaral

Campinas, por Kleber Patricio

Cardápio foi elaborado na mesma linha da unidade Joaquim Egídio, mas com maior variedade de itens, incluindo almoço com produtos leves. Foto: divulgação.

Criada há dois anos pela Família Barreira – a mesma do Restaurante Vila Paraíso, no distrito de Joaquim Egídio – com uma proposta diferenciada dos modelos tradicionais existentes, a Padoca do Vila está se expandido em Campinas. A segunda unidade da marca acaba de ser instalada em um contêiner localizado no portal 1 da Lagoa do Taquaral, o principal parque de Campinas. A proposta segue a mesma linha de sustentabilidade e de produtos artesanais da unidade do Distrito de Joaquim Egídio, com um cardápio composto por produtos de fabricação própria e de parceiros de renome.

Ocupando uma área de 600 metros quadrados, a Padoca do Vila dispõe de um espaço amplo e totalmente reformado, que levou um novo ar para o mais antigo e frequentado parque da cidade. O espaço conta com mesas e cadeiras rústicas, protegidas pelas árvores do parque e com vista privilegiada para a lagoa, garantindo a sensação de tranquilidade para os frequentadores, com música ambiente para a pessoa ficar totalmente relaxada e desconectada da correria do dia-a-dia. Por estar localizada em uma região frequentada por famílias e esportistas, foi elaborado um cardápio na mesma linha da unidade de Joaquim Egídio – que atende principalmente esportistas nos finais de semana –, mas com uma variedade de itens maior, incluindo almoço com produtos leves.

O cardápio oferece desde sanduíches especiais do chef Ricardo Barreira, como o Natureba, Mistão da Padoca e o Benedito, até opções que o próprio cliente pode montar. Também constam do menu ovos mexidos, com destaque para a receita que leva abacate rústico, cogumelo Portobello assado, crocante de sementes e torrada. Todos os pães são de fabricação própria e artesanal, desenvolvidos pelo chef (que também assina o cardápio do restaurante da família) levando técnicas de Levain. Na linha mais natural, há opções de saladas de frutas, iogurte, sucos, sucos especiais e chá gelados. A Padoca também oferece bolos caseiros, fabricados no próprio estabelecimento e uma linha de bowls gelados, dentre eles o Popeye – creme gelado de espinafre, banana, manga, abacaxi, laranja e gengibre, coberta com morango e granola.

Uma das novidades da Padoca do Taquaral é o almoço, um cardápio com opções leves e diferenciadas, composto de saladas, peito de frango, pene integral, torta de frango, quibe de abóbora e torta de espinafre.

Além dos produtos próprios, a Padoca do Vila também buscou parceiros que seguem sua proposta de fazer produtos de qualidade e baseados em sustentabilidade. Assim, trouxe para o espaço a Fazenda Atalaia, uma das principais produtoras de queijos – e a Atilatte, na linha de leite e iogurte.

Segundo Fernanda Barreira, diretora de marketing da Padoca do Vila, o empreendimento foi desenvolvido dentro de uma proposta que busca unir a natureza – do próprio parque – a um estilo de vida mais saudável e informal e uma pegada de linha artesanal. “A Padoca do Vila traz um astral jovem e irreverente de servir café da manhã. Quisemos unir a música, natureza e gastronomia. No final, acabamos trazendo um pedacinho de Joaquim Egídio para a cidade”, conta. A ideia, segundo ela, é que o espaço seja usado também por aqueles buscam sossego, trabalhar e fazer reuniões. Por isso, a área conta com wi-fi gratuito.

Além de permitir a presença de animais de estimação, em breve outras novidades serão incorporadas ao empreendimento, dentre eles um espaço exclusivo para as crianças brincarem e se divertirem sob a vista dos pais e uma estação fit para a prática de atividades físicas.

A Padoca do Vila Taquaral funciona de segunda a domingo, das 7h às 21h.