O Procon Indaiatuba registrou 14.846 atendimentos em 2018. A falha na prestação dos serviços contratados é o principal motivo das reclamações.
No balanço de serviços do ano passado, o Procon local realizou 736 audiências, sendo 460 delas com acordo e 276 sem acordo. Entre os atendimentos estão 2.296 referentes à Nota Fiscal Paulista; 2.584 atendimentos trabalhistas; 2.348 registros de atendimentos telefônicos; 4.391atendimentos de consultas; emissão de 1.263 CIPs (Cartas de Informações Preliminares) e outras 1.205 Cartas Preliminares sem emissão de CIP. No ano passado, o órgão também realizou 18 atos fiscalizatórios com seis autuações e também foram ministradas cinco palestras referentes ao Direito do Consumidor.
O Procon é o principal órgão de defesa do consumidor e está ligado à Secretaria Estadual de Justiça. Em Indaiatuba foi inaugurado em 1989, vinculado à Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos. O principal objetivo é resolver problemas no relacionamento entre empresas e clientes, sempre de maneira amigável. Quando a reclamação é feita, o Procon notifica a empresa e pede os devidos esclarecimentos; não ocorrendo acordo, o órgão orienta o consumidor a entrar com processo judicial no Juizado Especial de Pequenas Causas.
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, pessoalmente na Avenida Francisco de Paula Leite, 2263, no Jardim Kyoto, ou por telefone no (19) 3834-7601.
Ranking das empresas mais reclamadas no Procon Indaiatuba em 2018
1º lugar – Telefônica Brasil – 242 reclamações (200 atendidas, 12 não atendidas e 30 em andamento)
2º lugar – NET Serviços de Telecomunicações – 139 reclamações (112 atendidas, 6 não atendidas e 21 em andamento)
3º lugar – Claro S/A – 131 reclamações (113 atendidas, 5 não atendidas e 13 em andamento)
4º lugar – SKY S/A – 102 reclamações (55 atendidas, 45 não atendidas e 2 em andamento)
5º lugar – TIM Celular – 99 reclamações (63 atendidas, 15 não atendidas e 21 em andamento)
6º lugar – Banco Bradesco – 48 reclamações (35 atendidas, 8 não atendidas e 5 em andamento)
7º lugar – Via Varejo S/A – 46 reclamações (25 atendidas, 10 não atendidas e 11 em andamento)
8º lugar – Bradescard – 30 reclamações (20 atendidas, 4 não atendidas e 6 em andamento)
9º lugar – Banco Itaú – 41 reclamações (28 atendidas, 1 não atendida e 12 em andamento)
10º lugar – Banco Santander – 40 reclamações (23 atendidas, 11 não atendidas e 6 em andamento)
11º lugar – Caixa Econômica Federal – 40 reclamações (30 atendidas, 6 não atendidas e 4 em andamento)
12º lugar – Anhanguera Educacional – 33 reclamações (10 atendidas, 20 não atendidas e 3 em andamento).
(Fonte: Secretaria de Relações Institucionais – RIC)