Lançado em 2017 na Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC), o curso técnico de Análises Clínicas atende às normas do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos emitido pelo Ministério da Educação (MEC), com matriz curricular de 1340 horas que possibilita ao aluno conhecimentos teóricos e práticos nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular, urinálise, fisiologia, química e biossegurança.
Alguns diferenciais na grade curricular de todos os cursos oferecidos pela FIEC são as 100 horas obrigatórias de inglês com mais 200 horas opcionais, o estágio obrigatório e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Para que o aluno esteja preparado para os desafios do mercado de trabalho, o curso conta com um moderno laboratório com mais de vinte equipamentos, no qual se destaca o Analisador Bioquímico Automatizado, que tem a capacidade de realizar 260 testes por hora de glicose, colesterol total e frações, triglicérides, ácido úrico, ureia, creatinina, proteínas, enzimas, eletrólitos e função hepática, entre outros.
O coordenador do curso, Claudemir Borgo, explica que os alunos já saem preparados para o mercado de trabalho devido à matriz curricular focada em aulas prática: “Desde o primeiro módulo, os alunos têm uma vivência com os equipamentos e laboratórios em aulas de anatomia e microbiologia. A diferença da qualificação está no fato do conteúdo do curso ser 70% em aulas práticas, aliadas a teoria”.
O técnico em análises clínicas é um profissional da área saúde que recepciona pacientes, analisa e emite o diagnóstico de exames e opera os equipamentos do laboratório, entre outras funções. Pode atuar em clínicas médicas, postos de saúde, laboratórios de diagnóstico e pesquisa, hospitais e demais estabelecimentos.