No sábado, 23 de fevereiro, a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC), realiza a campanha mensal de doação de sangue em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp. Os interessados devem comparecer à FIEC, localizada na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3405, Jardim Regina, das 8h às 11h.
Para ser um doador é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto, ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, não estar em jejum e evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
Não poderá ser doador o candidato que estiver fazendo algum tipo de tratamento, usando medicamento, estiver com gripe, tiver tomado a vacina contra a febre amarela ou contra a gripe comum há menos de 30 dias, não tiver parceiro (a) fixo (a), pesar menos de 50 quilos, tiver feito endoscopia há menos de um ano, tiver piercing ou tatuagem também há menos de um ano, for diabético, tiver ingerido bebida alcoólica na noite anterior e/ou fumado horas antes.
Segundo o Hemocentro, Indaiatuba é considerada uma das cidades mais importantes no que se refere à coleta de sangue, já que tem 80% de doadores assíduos e conta com uma divulgação contínua de incentivo, despertando o interesse da população em participar ativamente deste ato solidário.
As campanhas de Doação de Sangue realizadas na FIEC têm o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibiliza uma ambulância durante todo o período de doação, seguindo normas da Unicamp (Universidade de Campinas).
Próximas datas: 30/3 – 27/4 – 25/5 – 29/6 – 27/7 – 31/8 – 28/9 – 26/10 – 30/11 – 21/12.
Vai doar pela primeira vez? Entenda as etapas da doação:
1 – Retirada da senha
O candidato é recebido por um representante da FIEC e, antes de retirar a senha, é importante que avise sobre a participação pela primeira vez como doador, para que seja explicado como acontece a campanha e informados os principais motivos que podem impedir a doação.
2 – Sala de espera
Nessa etapa, o candidato aguarda até que seja chamado para o cadastro e na sala de espera também são passadas algumas orientações.
3 – Cadastro
Obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto para cadastro. Nessa etapa informe se tem interesse em se cadastrar para ser doador de medula óssea.
4 – Exame físico
São realizados testes para anemia, verificação de pressão arterial, pulso, temperatura, peso e altura.
5 – Entrevista
A entrevista é individual; são feitas perguntas específicas e é assinado um termo de responsabilidade quanto à veracidade das respostas.
6 – Coleta
Será coletada uma bolsa de sangue e amostras para os exames laboratoriais.
7 – Lanche
Após a doação, o candidato é encaminhado para um local onde é oferecido um lanche.