A FIEC (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) realizou no último sábado (23), a inauguração do novo laboratório de cozinha e nutrição e da cantina da unidade II.
A obra, de 254 metros quadrados e realizada com recursos próprios da fundação, abriga uma cantina para atender aos alunos, professores e à comunidade e o novo laboratório para práticas acadêmicas dos cursos técnicos de Cozinha e Nutrição.
O novo laboratório conta com duas bancadas, um forno combinado, um fogão industrial e um freezer, além de aproximadamente 11 equipamentos, entre os quais se destaca a máquina formadora de salgados, capaz de produzir cerca de 4 mil salgados por hora, como coxinhas, bolinhas, quibe, croquete, travesseiro, empada, churros e biscoitos, entre outros. O equipamento, de porte industrial, dará aos alunos uma visão de como trabalhar com grande produção de alimentos e as etapas envolvidas.
Para a coordenadora dos cursos de Nutrição e Cozinha, Yara Barbosa, o novo laboratório-escola proporcionará uma visão industrial ao aluno. “Eles aprenderão a manusear e produzir diversos tipos de produtos, o que é um diferencial no dia-a-dia do curso”, afirma.
Yara explica ainda que as aulas práticas terão destaque pelo uso dos novos equipamentos, como Confeitaria e Panificação, entre outras disciplinas. “Nesse espaço, os alunos podem produzir pães de diversos tipos, além de receitas específicas no ramo da confeitaria e terão uma vivência prática bem parecida com a realidade do mercado de trabalho”, finaliza.
A cantina da FIEC II, localizada na Rua Alberto Santos Dumont, 1849 – Cidade Nova I, estará aberta para o atendimento à população somente aos sábados, das 8h às 12h.