Acreditando na cultura como meio de desenvolvimento e transformação social, a Associação Beneficente ABID promove esta transformação por meio de aulas de dança (jazz) no Projeto CIF Oficina de Dança. O projeto atende, em parceria com o Ministério da Cultura e de forma gratuita, a 80 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos atendidas pela instituição e, também, crianças e adolescentes cuja situação de vulnerabilidade social foram atestadas pela equipe técnica.
Na dança, o corpo é um veículo de expressão e sentimentos, capaz de demonstrar toda capacidade criativa, motora e emocional de uma pessoa. Neste projeto, pretendem-se mostrar não só as possibilidades de cada um, mas as possibilidades de todo um grupo. O senso de responsabilidade e as mudanças de hábitos adquiridas pelos participantes acabam refletidas no ambiente onde vivem, legitimando a cultura como ferramenta de transformação e inclusão social. “Aqui, o importante não é se somos uns melhores que os outros, e sim, se dançamos na mesma sintonia”, relata a bailarina Giovana del Sole.
As aulas do projeto Festival de Dança Criança Indaiatubana Feliz 2019 começaram em fevereiro a todo vapor. O projeto deste ano é realizado com o patrocínio de grandes parceiros, como Tuberfil, Mann + Hummel Brasil, Chevrolet, Cellier, Keltec, Anudal e Diso e também conta com o apoio da Lógica Assessoria Contábil. Os patrocínios foram realizados por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.
Segundo a mobilizadora de recursos da ABID, Karine Pleszezak Barbosa, “Vale ressaltar o papel que essas empresas desempenham para construção de uma sociedade melhor. Ao destinarem 4% do Imposto de Renda devido, demonstram na prática o que é ter responsabilidade social, além de acompanharem de perto o impacto social que elas promovem”.
As oficinas acontecem na sede da ABID, localizada na Rua Adhemar de Barros, 759, Indaiatuba-SP.