Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Evento em Campinas discutirá tendências e transformações do universo varejista

Campinas, por Kleber Patricio

Luís Alt, fundador da Livework Brasil, um dos palestrantes da Retail Conference. Fotos: divulgação.

O Retail Conference 2019 – Fórum do Varejo da ACIC ocorre no próximo dia 25 de abril no Expo D. Pedro, em Campinas (SP), com participação de mais de 15 palestrantes, entre especialistas de diferentes áreas e cases de varejo. Serão oito horas de conteúdo assertivo e aplicável aos diferentes modelos de negócios, para compartilhar com os participantes suas experiências e conhecimentos sobre as tendências mundiais para o varejo e os rumos do setor no Brasil. Com o tema O Novo DNA do Varejo – Físico, Digital e Humano, o Retail Conference é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) e do Parque D. Pedro Shopping.

Clóvis Tramontina, presidente do Conselho de Administração da Tramontina, será um dos cases de sucesso apresentados no evento. O empresário lidera desde 1992 uma das maiores indústrias do país, que se mantém genuinamente brasileira e que tem adentrado no varejo por meio de lojas próprias, com a T-Store e o e-commerce. A Tramontina desenvolve e produz em solo nacional seus mais de 18 mil produtos, investindo na geração de empregos, impostos, inovação e desenvolvimento. Na vida dos brasileiros há mais de um século, a marca completa 108 anos em maio reconhecida no Brasil e em mais de 120 países. A empresa possui hoje mais de oito mil funcionários em dez unidades fabris que produzem utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, veículos utilitários, construção civil, materiais elétricos e móveis em madeira e plástico.

Claudia Abreu, diretora da Kipling Brasil, também estará no palco do Retail Conference 2019. A executiva falará sobre o novo papel do varejo físico e a sua reinvenção. Claudia é responsável pela gestão da marca de origem belga no País e também por suas mais de 35 lojas próprias e mais de 700 lojas atacadistas, seu canal de e-commerce, sua presença no mercado e por uma equipe de 350 colaboradores, além do desenvolvimento e implantação de estratégia de varejo da Kipling no Brasil e o alinhamento estratégico global com a sede da marca.

Luís Alt, fundador da Livework Brasil, é outro nome confirmado para a conferência. A empresa de consultoria global de inovação e design colabora com empresas Fortune 500 e do setor público na inovação e melhoria de negócios e empresas por meio de criatividade e empatia, tornando-as mais rentáveis e sustentáveis para o mundo. Alt falará sobre as transformações do varejo e como as compras online estão, cada vez mais, ganhando lugar no mercado e sobre o consumidor omnichannel, que busca a comodidade e praticidade oferecida pelos multicanais. O especialista dará seu parecer sobre de que forma o varejo precisa se adiantar para entender essas e outras transformações e reinvenções comportamentais.

Marcos Andrade, CEO da Expor Manequins, empresa brasileira que está há 50 anos no mercado e é líder na América Latina na fabricação de manequins de loja, falará ao público do evento. Ele, que é vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv), dividirá sua experiência em visual merchandising e explicará porque essa ferramenta estratégica, utilizada pelos varejistas que visa trabalhar o ambiente do ponto de venda e atrair mais clientes, ajuda a aumentar as vendas. O especialista abordará, entre outros tópicos, a evolução do segmento de confecção de manequins, que hoje retratam uma infinidade de biótipos e são inquebráveis, a importância da vitrine para atrair o cliente para dentro da loja e de que maneira é possível unificar os elementos para contar história que encante o cliente (storytelling aplicado ao varejo).

Marcos Luppe, cofundador do OasisLab Innovation Space, traçará um panorama das transformações no varejo físico e como ele precisa se reinventar, ser um espaço de experimentação, em um momento no qual as vendas online, com todas as suas conveniências, crescem a todo vapor. A OasisLab é o único hub de inovação especializado em varejo que gera transformação e oportunidades de negócios por meio da conexão de startups, varejistas, empresas globais, investidores, associações e universidades. Doutor em padrões e processos de consumo, professor de MBA em Administração de Varejo, Comportamento do Consumidor e Simulação Empresarial e coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas do Varejo da USP, ele explicará algumas regras que devem ser seguidas principalmente pelos pequenos empreendedores que desejam sobreviver às mudanças.

Outros palestrantes confirmados no Retail Conference são Raphael Lassance, cofundador da Growth Team, a primeira agência dedicada ao growth hacking no Brasil; Eduardo Petrelli, cofundador da James Delivery, empresa pioneira no modelo de entrega no Brasil e líder em entregas em Curitiba; Enio Garbin, líder da área de Soluções de Indústria para os mercados de Varejo e Bens de Consumo da IBM Brasil e Demétrio Teodorov, superintendente de Inovação na Alelo, empresa futurista com foco em Inovação e Tendências.

Serviço:

Retail Conference 2019   

Quando: 25 de abril, quinta-feira, das 8h às 18h

Onde: Expo D. Pedro. Av. Guilherme Campos, 500, Bloco II  - (Anexo ao Parque D. Pedro Shopping) – Campinas (SP)

Quanto:  R$299,00 (primeiro lote – até 7/4/2019)

Inscrições:  http://retailconference.com.br/  | (19) 99607-7604 (WhatsApp da ACIC).