Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

SAAE reforça monitoramento da segurança da barragem do Rio Capivari-Mirim

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: DCS/SAAE.

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) instalou mais cinco piezômetros ao entorno da Barragem do rio Capivari-Mirim para reforçar o monitoramento da segurança da barragem. Em 2015 já haviam sido instalados outros sete, completando 12 desses equipamentos que medem a altura do lençol freático, a pressão do volume de água no maciço da barragem e possíveis infiltrações.

Mensalmente, a empresa contratada pelo SAAE, Planegeo Consultoria e Diagnóstico Ambiental, Projetos e Serviços Geológicos, coleta os dados in loco utilizando um datalogger e emite à autarquia um relatório com os dados geológicos, garantindo a segurança operacional da obra e tornando sua reservação segura.  Os piezômetros são protegidos por uma estrutura de concreto identificado.

O SAAE também monitora o nível de reservação por meio de medidor de nível ultrassônico, instalado próximo ao vertedouro que envia os dados em tempo real ao Centro de Controle de Operações (CCO), que funciona na Estação de Tratamento de Água da Vila Avaí (ETA I).

Barragem do Mirim

Barragens são as estruturas físicas que represam um curso de água, resultando em um reservatório. A Barragem do Rio Capivari-Mirim, que teve início em 2013 e está em funcionamento desde 2015, tem a função de regularizar a vazão do Rio Capivari-Mirim, manancial importante que abastece 80% da região Norte da cidade.

Barragem e Parque do Mirim. Foto: Giuliano Miranda.

A barragem deu origem a uma represa com capacidade para armazenar 1,3 bilhão de litros, permitindo sua captação durante todo ano, inclusive nos períodos de estiagem prolongada.

A área total do empreendimento, considerando as Áreas de Proteção Permanente (APPs) e a área do espelho-d’água, é de 1,3 milhão de metros quadrados. O maciço da barragem tem 260 metros de comprimento, sua base tem 57,65 metros de largura e 6 metros de largura no topo, 23 metros de altura máxima sobre a fundação e espelho-d’água de 41,1 hectares (411 mil m²). A extensão de espelho d’água é de 2,5 km. No entorno da represa foram plantadas 110 mil mudas de árvores para formação de mata ciliar e proteção do manancial.

No entorno da barragem foi construído um novo Parque Ecológico entregue no final de 2018. O Parque do Mirim conta com deques de pesca, pista de caminhada de 5 km, academia de ginástica, pedalinhos, quiosques e quadras poliesportivas onde a população pode desfrutar de mais uma opção de lazer e aprender sobre conceitos de preservação cercados pela natureza.