A Feria de abril é um dos eventos mais importantes e tradicionais da Espanha – acontece desde 1847 em Sevilha. Anualmente, famílias, amigos e turistas se encontram a céu aberto para manter a tradição da gastronomia, música e danças locais, principalmente as Sevilhanas, a dança típica mais famosa da cidade.
Transportando esse clima familiar de festa, alegria e comemoração para Campinas, o Espaço Cultural Café Tablao abre suas portas, de 25 a 30 de abril, para mostrar um pouco da cultura espanhola para o público em geral, que poderá assistir às aulas e conhecer um pouco mais sobre a rotina de um ambiente flamenco.
Entre os dias 25 e 28 de abril, a escola estará aberta para os visitantes a partir das 19h, horário em que, diariamente, haverá apresentações de sevilhanas. Na sequência, a escola segue com a programação de aulas abertas ao público. A entrada é franca e no dia 29 os visitantes ainda vão poder aproveitar o happy hour flamenco, com comidas e bebidas típicas, como tapas e sangrias, além de música ao vivo.
No sábado, dia 30 de abril, a escola fica aberta a partir das 9h. Às 11h30, haverá aula gratuita de sevilhanas aberta a todo o público, sem a necessidade de conhecimento prévio da dança e para pessoas de qualquer idade. As inscrições podem ser feitas pela página do Café Tablao no Facebook (https://www.facebook.com/cafetablao).
Dia Mundial da Dança
As comemorações da Feria de Abril no Café Tablao ocorrem na semana do dia 29 de abril, data em que é celebrado o Dia Internacional da Dança. O dia foi instituído pela Unesco, organização que também incluiu, em 2010, o flamenco na lista de patrimônio imaterial da Humanidade.
Além de ajudar no combate ao estresse e trazer significativas melhoras na autoestima, o flamenco trabalha a coordenação motora, postura, expressão corporal e facial e percepção rítmica através do sapateado e trabalho de braços (manuseio de adereços como leques, xales e castanholas).
O flamenco vai além da dança: envolve música, ‘cante’, história, tradição e cultura. É uma atividade democrática, em que homens, mulheres, adultos e crianças, são bem vindos, pois, em sua origem, o flamenco ia passando de geração para geração e os filhos aprendiam a bailar ainda crianças, com seus pais. “Com a Feria de Abril, a gente quer apresentar ao público esse clima flamenco, de amizade e confraternização, e, de quebra, celebrar o Dia da Dança, uma atividade prazerosa, que, além de fazer bem para o corpo, dá ânimo e alivia o stress”, afirma a diretora Karina Maganha.
Serviço:
Feria de Abril no Café Tablao
25 a 29 de abril – A partir das 19h
30 de abril – A partir das 9h
Local: Café Tablao – Avenida Jesuíno Marcondes Machado, 1063, Campinas/SP
Entrada franca
Para aula de sevilhanas no sábado (30/04), as inscrições devem ser feitas pela página do Café Tablao no Facebook: https://www.facebook.com/cafetablao.