Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Chefs do Vila Paraíso e Empório Santa Therezinha ensinam receitas de bacalhau para a Páscoa

Campinas, por Kleber Patricio

O Bacalhau à Narcisa, sugestão do chef Ricardo Barreira, do Vila Paraíso. Foto: Rogerio Albuquerque.

Originário dos mares do norte da Europa, o bacalhau é presença obrigatória na maior parte dos lares brasileiros na Páscoa. O prato pode ser preparado e servido de diversas formas, com receitas oriundas, na maioria, de Portugal. Para ajudar na organização da festa que está chegando e deixar toda a família e convidados satisfeitos, dois chefs prepararam dicas de duas receitas fáceis, práticas e deliciosas, assim como os seus acompanhamentos ideais para a ocasião.

Vale lembrar que a versatilidade do bacalhau começa na hora de abrir o apetite. O peixe combina com antepastos, sejam frios ou quentes e com diversos tipos de bebidas, como as tradicionais cervejas ou vinhos, cuja escolha fica a critério de cada um.

O chef Ricardo Barreira, responsável pela cozinha do Restaurante Vila Paraíso, no Distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, traz como dica o Bacalhau à Narcisa, uma receita inspirada em sua família. “O bacalhau é um prato tradicional da nossa família, de origem portuguesa e meu bisavô e bisavó tinham um empório de secos e molhados. Traziam bacalhau e faziam a dessalga”, recorda. “Foi assim que aprendemos a gostar de bacalhau, começamos pelos bolinhos fritos e, depois de ver a dessalga, começamos a querer comer o grande anfitrião de uma festa”.

O Bacalhau com Crosta de Azeitona Preta, sugestão do chef Gildevan Silva Santos, do Empório Santa Therezinha. Foto: divulgação.

Já o chef Gildevan Silva Santos, do Empório Santa Therezinha, que possui unidades em Campinas, Piracicaba e Ribeirão preto, lembra que o casamento do bacalhau com a azeitona é algo incrível. “O bacalhau frito tem a sua estrutura mais crocante, que contrasta com a maciez da crosta de azeitona, que, por baixo, fica hidratada por causa da maionese”, explica. “O lombo é a parte nobre do bacalhau, por isso não exige receitas muito complexas, já que ele é cheio de sabor”, afirma Santos, que traz como dica o Bacalhau com Crosta de Azeitona Preta. “Esta receita busca valoriza a posta do lombo, com ingredientes e preparo simples, mas que são surpreendentes em qualquer mesa.”

Bacalhau à Narcisa (receita para 2 pessoas)

Ingredientes:

700 g de lombo de bacalhau

8 folhas de louro

2 cebolas em pétalas

2 dentes de alho laminados

300 ml de azeite extra virgem

8 batatas pequenas

100 g de brócolis

100 g de azeitonas portuguesas

Modo de preparo:

Corte o lombo do bacalhau e deixe 4 dias dessalgando em água gelada e gelo.

Preparo da montagem:

Faça uma camada com a cebola em pétalas. Em cima, coloque o bacalhau, azeitona, o azeite, a batata, alho e os brócolis. Refogue o prato no azeite, manteiga e sal. Por último, coloque o bacalhau para assar ao forno em 180 graus.

Tempo para assar: de 30 a 40 minutos.

Bacalhau com Crosta de Azeitona Preta

Ingredientes e quantidades:

2 postas de bacalhau dessalgada (cerca de 400 g)

Farinha de rosca para empanar

1 litro de óleo (para fritar)

Para a crosta de azeitonas pretas:

100 gramas de azeitonas (60 gramas para bater e 40 gramas para picar na ponta da faca)

50 gramas de maionese.

Modo de preparo:

Deixe as postas de bacalhau em um processo de dessalgue por dois dias, fazendo a troca de água três vezes ao dia, colocando bastante gelo. Uma vez dessalgado, passe as postas na farinha de rosca e frite.

Para a crosta, devem-se bater 60 gramas de azeitonas pretas com a maionese e depois misturar 40 gramas de azeitonas picadas com a ponta da faca, para fazer uma crosta mais grosseira. Passe esta pasta de azeitona sobre as postas fritas e leve ao forno para gratinar. Sugestão de acompanhamento: Risoto de Palmito.