A Prefeitura de Indaiatuba lançou na semana passada uma campanha nas redes sociais com o objetivo de incentivar a adoção dos animais que estão no Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses – CCZ. A campanha #adoteumamigaoidt foi idealizada pela Secretaria de Governo e o CCZ, em comemoração aos sete anos de atividades do Centro. Desde a inauguração, em abril de 2009, foram doados cerca de 1.900 animais.
O logotipo da campanha é um coração vermelho com uma patinha branca no centro e também apresentará fotos dos animais do CCZ que estão esperando um novo lar. A proposta é sensibilizar as pessoas para optarem pela adoção.
Atualmente, o Centro mantido pela Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente e conta com 130 animais para adoção, sendo 100 cães e 30 gatos. Todos os animais são castrados e identificados por um chip. Este ano o CCZ doou 102 animais e realizou 1.672 castrações.
Conforme informou o secretário de Urbanismo e do Meio Ambiente, José Carlos Selone, a cada ano o número de doações aumenta. Os balanços realizados pelo CCZ apontam que de 2009 a 2013 foram feitas cerca de 900 doações de animais, enquanto nos dois últimos anos, 2014 e 2015, foram registradas aproximadamente 880 doações. A média anual nos primeiros cinco anos ficou em torno de 180 animais doados e, nos dois últimos anos, de 440. “Isso mostra que as pessoas têm se sensibilizado mais com relação aos animais abandonados e, por isso, buscado mais as doações”, justifica Selone.
Quem tiver interesse em levar um novo amigo para casa, as visitas no CCZ podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h. Para a adoção é necessário apresentar o documento de Identidade (RG) e um comprovante de endereço, além de preencher uma ficha padrão.
O processo é simples, mas a adoção exige responsabilidade. Para mais informações, o telefone do CCZ é (19) 3936-2782.
O Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses funciona desde abril de 2009 em um prédio localizado na Rua Safira, 120, no Distrito Industrial. O serviço mantido pelo Urbanismo tem a proposta de recolher animais machucados que apresentam risco à população, filhotes abandonados e cadelas que estejam esperando filhotes, prestar os cuidados necessários e encaminhar os animais para novos lares.