Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Prefeitura divulga programação do 27º Maio Musical

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Crédito da foto: Leandro Godoi.

A Prefeitura de Indaiatuba divulgou ontem (22) a programação do 27º Maio Musical, promovido pela Secretaria de Cultura. A programação deste ano conta com atrações locais e grandes nomes da música. Alguns destaques serão O Baile do Abrava, com Tiago Abravanel; The Beetles One, um dos melhores covers da banda na atualidade; Orquestra Jovem do Estado e o 18º Prêmio Nabor Pires Camargo, que integrará as atrações do festival. Todas as atrações são gratuitas.

No total serão 18 atrações – 13 de artistas locais e cinco delas em palco externo montado em frente à Prefeitura de Indaiatuba. Todos os shows são gratuitos e respeitarão a ordem de chegada. Apenas para a última atração do Maio Musical, Let it Beatles, dia 26, com a Corporação Musical Villa-Lobos, será necessário efetuar a troca de ingresso por um pacote de fralda geriátrica, que posteriormente será doado ao Funssol (Fundo Social de Solidariedade). A troca deverá ser efetuada dia 15 de maio (quarta-feira) na Secretaria de Cultura das 16h às 20h.

A abertura do evento acontece no dia 1º de maio (quarta-feira) com concerto da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresentando dois grandes compositores clássicos: Mozart e Mendelssohn. No dia 18, a orquestra volta ao palco com o Rock Sinfônico de Pink Floyd, que contará com projeções e efeitos de luz e som.

A Corporação Musical Villa-Lobos, outro corpo estável da Secretaria de Cultura, também faz duas apresentações no Maio Musical: dia 2 (quinta-feira), com a apresentação Sinfônico e Lírico, com repertório recheado de grandes clássicos; dia 26 (domingo), encerrando a programação do mês, a corporação faz uma reprise de Let It Beatles, que oferece ao público o melhor repertório da banda de Liverpool, com formação que mistura banda sinfônica com banda de rock.

A Camerata Filarmônica de Indaiatuba fará duas apresentações com as mais belas obras para a orquestra de cordas de Britten, Holst, Grieg, Bartok e do compositor brasileiro Claudio Santoro. Os concertos acontecem dia 5 (domingo) e 25 (sábado).

Confira a programação completa:

27º Maio Musical

Dia 1º (quarta-feira)

Concerto de Abertura: 20h – Ciaei

Foto: divulgação.

Marcando a abertura do 27º Maio Musical, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresenta um grande concerto com obras de dois grandes compositores clássicos: Mozart e Mendelssohn. O Concerto para Clarinete, de Mozart, é uma das obras mais importantes escritas para o instrumento e terá como solista o clarinetista Luis Afonso Montanha. Para encerrar, a orquestra executa a grandiosa Sinfonia nº 4, de Mendelssohn, também conhecida como “Italiana” por ter sido inspirada numa viagem do compositor pela Itália. Direção Musical e Regência: Paulo de Paula. Solista convidado: Luis Afonso Montanha – Clarinete.

Dia 2 (quinta-feira)

Sinfônico & Lírico: 20h – Ciaei

Foto: Eliandro Figueira.

Neste concerto, a Corporação Musical Villa-Lobos de Indaiatuba apresenta ao público um repertório recheado de grandes clássicos: de Villa-Lobos e Carlos Gomes a Rossini e Bizet. De transcrições orquestrais e composições originais para a formação de banda até trechos de famosas óperas, o concerto conta com a participação do barítono Willian Donizetti, que interpretará árias de óperas consagradas, como Carmen e O Barbeiro de Sevilha. Regência de Samuel Nascimento de Lima e Tiago Roscani. Barítono: Willian Donizetti.

Dia 3 (sexta-feira)

Fundação Pró-Memória de Indaiatuba apresenta 18º Prêmio Nabor Pires Camargo: 19h – Ciaei

Dez músicos disputam o grande prêmio na audição final desta premiação organizada pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. Este ano, o show de encerramento será com Gilson Brito em parceria com o saxofonista e flautista Harrison Santos.

Dia 4 (sábado)

Orquestra Jovem do Estado de São Paulo: 20h – Ciaei

Referência tanto por seu bem-sucedido plano pedagógico quanto por sua cuidadosa curadoria artística, a Orquestra Jovem do Estado é sinônimo de excelência musical no Brasil. Desde sua reformulação, em 2012, a orquestra passou a ter uma exigente programação artística aliada a um novo plano pedagógico elaborado pela Santa Marcelina Cultura, o que ocasionou um expressivo salto de qualidade do grupo. No repertório, composições de Richard Strauss, Aaron Copland e Heitor Villa-Lobos. Regência: Cláudio Cruz; Clarinetista: Ovanir Buosi.

Dia 5 (domingo)

Música, Maestro! 10h30 – Colônia da Comunidade Helvetia

Foto: acervo pessoal da maestrina.

A Camerata Filarmônica de Indaiatuba recebe o maestro convidado Abel Rocha, juntamente aos alunos da classe de regência orquestral, que se revezarão à frente da orquestra. No programa, as mais belas obras para orquestra de cordas de Britten, Holst, Grieg, Bartok e do compositor brasileiro Claudio Santoro, homenageado pelo seu centenário. O concerto tem direção artística da maestrina Natália Larangeira.

Dia 5 (domingo)

Coral Zíper na Boca: 19h – Ciaei

Foto: Ciddic/Unicamp.

Constituído por alunos, funcionários e docentes da Unicamp e pessoas da comunidade, participa ativamente de festivais de coros. Dentre as montagens coral cênicas do grupo, destacam-se Os Saltimbancos, ABBA Forever: The Mamma Mia Songs, Queen Rhapsody, Canta Brasil, Love is all you need: A Tribute to the Beatles, Swingin’with the Saints, Retrospectiva 30 anos, Amanhã há de ser outro dia e as 14 edições anuais do Festival Unicamp de Corais. Estreou recentemente sua nova montagem Luz, Música, Zíper em Ação, que reúne trilhas sonoras de filmes famosos. O coral se apresenta sob a regência de Vivian Nogueira, Doutora em Música, Mestre em Artes, Bacharel em Regência pela Unicamp e graduada em Piano pelo Conservatório Musical Campinas que é diretora artística e regente do Coral Unicamp Zíper na Boca desde sua fundação (1985).

Dia 9 (quinta-feira)

Júnior Carvalho e Campacci / Orquestra de Viola: 20h – Ciaei

Foto: divulgação.

Carvalho e Campaci têm como objetivo defender e preservar nossa cultura, trazendo a inovação e criatividade com um estilo musical diferenciado envolvendo diversos ritmos, sempre com a viola caipira presente nas canções. A Orquestra de Viola, um dos corpos estáveis da Secretaria Municipal de Cultura, tem em sua formação alunos da Oficina Cultural de Viola Caipira. Com mais de quinze anos de existência, a orquestra é regida pelo Maestro Zé Murillo e traz em seu repertório grandes sucessos da música sertaneja de raiz.

Dia 10 (sexta-feira)

Preciso dizer que Te amo: 20h – Ciaei

Foto: divulgação.

A música Preciso Dizer que Te Amo dá nome a esse show em homenagem aos grandes ícones da música brasileira: Cazuza, Marina Lima e Cássia Eller. Leticia Nicolielo, cantora e violonista com quase 25 anos de carreira, traz sua voz suave e ecletismo ao trio. Lucy Campos traz a este espetáculo o inconfundível romantismo de suas interpretações. Por fim, Rodrigo Begali, cantor e violonista com uma bagagem musical mais recente e voz invejável que passeia entre o grave e o agudo, traz seu estilo próprio de relacionar-se com a música ao show. Preciso Dizer que Te Amo, nas vozes do trio, estará acompanhado por uma banda de cinco grandes músicos e algumas participações especiais e surpreendentes no decorrer do show.

Dia 11 (sábado)

Tiago Abravanel – Baile do Abrava: 20h – Palco aberto em frente à Prefeitura

O Baile do Abrava chega para não deixar ninguém parado. O Show traz um repertório de “baile” que agrada todo o público com canções de sucesso da música popular brasileira, que vão de Tim Maia e Roberto Carlos a Ivete Sangalo, Jota Quest e Chitãozinho e Xororó, entre outros. Tiago vem acompanhado pela Banda Abrava, formada pelos músicos Leandro Vasques (baixo), Marcelo Rezende (guitarra), Cassio Coutinho (teclado), Adelino Costa (bateria) e Leticia Pedroza e Suzana Santana (backing vocal).

 Dia 12 (domingo)

O samba pede passagem – Pintou o Samba: 18h – Palco aberto em frente à Prefeitura

O grupo Pintou o Samba foi fundado no ano de 2011 após alguns encontros em bares da cidade de Indaiatuba  para uma “brincadeira” entre amigos. Porém, o que era pra ser um passatempo tornou-se profissional, graças à união, harmonia e profissionalismo que existe entre os seus integrantes. Há 7 anos o grupo possui seu público fiel e onde vai cativa mais e mais fãs, aos quais chamam de família, a “Família Pintou o Samba”.

Dia 16 (quinta-feira)

Sertanejo anos 90 – Bruno di Marco e Cristiano: 20h – Ciaei

A formação de dois artistas, que, apresentados por amigos em comum, formariam uma dupla que conquistaria o respeito e a admiração do público. Entre composições próprias, além de canções que fizeram sucesso na música sertaneja nas vozes de outros artistas. A versatilidade musical da dupla e a sintonia entre ambos são evidências de que o destino tem a capacidade de promover grandes encontros, como entre esses dois jovens, que foram apresentados pela vida e unidos pela capacidade de levar arte para as pessoas em forma de música.

Dia 17 (sexta-feira)

The Beetles One: 20h – Palco aberto em frente à Prefeitura

Foto: divulgação/The Beetles One.

A banda The Beetles One, formada por primos e irmãos, é a única brasileira com residência na Inglaterra. Em 2006, os integrantes Cleber, Renato, Carlos e Wesley Tiossi – respectivamente, John, Paul, George e Ringo – relocaram-se para Birmingham, Inglaterra, onde viveram por cerca de 3 anos excursionando por todo o país.  Participaram de festivais e tiveram a oportunidade de tocar em cidades e casas noturnas onde os próprios Beatles se apresentaram. Em 2012, foram considerados como a Banda Destaque na Internacional Beatle Week – o maior festival dos Beatles do mundo.

Dia 18 (sábado)

Rock Sinfônico Tributo a Pink Floyd: 20h – Palco aberto em frente à Prefeitura

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba volta aos palcos do Maio Musical para reapresentar o tributo à banda britânica Pink Floyd. Desta vez, o concerto acontece no palco externo montado em frente à Prefeitura e contará com projeções e efeitos de luzes e som. O grupo formado em 1965 por quatro jovens se tornou uma das bandas mais importantes e influentes da história do rock.  Os discos e shows da banda são lembrados por se preocuparem não só com a parte musical, mas também com a experiência visual do público. O concerto conta com os arranjos luxuosos de Emanuel Massaro e a participação especial do Villa Jazz.

Dia 19 (domingo)

Derico e Orquestra de Artur Nogueira: 18h – Palco aberto em frente à Prefeitura

Foto: Ronny Reis.

O concerto Derico Sinfônico, realizado pela Orquestra Sinfônica Jovem do Projeto Retreta, de Artur Nogueira, foi idealizado e produzido há cerca de três anos pelo Maestro Ricardo Michelino e o músico Derico Sciotti. Nele, o solista interage com o público, apresentando cada peça de forma divertida e cativante. O repertório conta com músicas nacionais e internacionais tanto populares quanto eruditas. O concerto já foi apresentado em várias cidades do estado de São Paulo, recebendo inúmeros elogios tanto da mídia impressa quanto digital. A Orquestra Sinfônica Jovem do Projeto Retreta conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Artur Nogueira e da Corporação Musical 24 de Junho.

Dia 23 (quinta-feira)

Ópera, Operetas e canções ciganas: 20h – Ciaei

A cantora lírica Nádia Zanotello e o pianista José Francisco da Costa apresentam o espetáculo Ópera, opereta e canções ciganas, um passeio entre belas canções de Dvorak, Delibes e Brahms intercaladas com o som envolvente das operetas e czardas com seus temas de amor e histórias do povo cigano.

Dia 24 (sexta-feira)

Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo: 20h – Ciaei

O Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com 161 anos de existência, é considerado a unidade mais antiga da milícia bandeirante. No início, contou com apenas 17 soldados e um sargento mestre, com a missão de levar entretenimento às praças aquarteladas. Atualmente, a Banda Sinfônica conta com 60 integrantes, divididos pelos vários naipes de instrumentos e está sob a regência do maestro titular Major Músico PM Clébio de Azevedo.

Dia 25 (sábado)

Entre Cordas: 20h – Ciaei

A Camerata Filarmônica de Indaiatuba interpreta as mais famosas obras do século XIX e XX para orquestra de cordas de Britten, Holst, Grieg, Bartok e do compositor brasileiro Claudio Santoro, homenageado pelo seu centenário. Mantendo a tradição de divulgar a música brasileira, sobretudo a contemporânea, a camerata traz como destaque da noite a execução da obra inédita composta pelo músico Weber Marely. Sob direção artística e regência da maestrina Natália Laranjeira.

Dia 26 (domingo)

Let It Beatles Reprise: 19h – Ciaei

Let It Beatles Reprise oferece ao público o melhor do repertório da banda de Liverpool com uma formação que mistura banda sinfônica com banda de rock. O show conta com a colaboração de vários cantores convidados e da banda The Bitters. Let’s Rock! Corporação Musical Villa-Lobos. Regência: Samuel Nascimento de Lima e Tiago Morandi Roscani.

Para este show será necessário efetuar troca de ingressos por um pacote de fralda geriátrica. A troca deverá ser efetuada dia 15 de maio (quarta-feira) na Secretaria de Cultura das 16h às 20h.