A música do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959) vem tomando conta de salas de aula e centros culturais em diversos estados brasileiros. A cantora, pesquisadora e regente Dani Mattos leva para professores e estudantes da rede pública de ensino a oficina Villa-Lobos para Todos.
A oficina faz parte de um projeto do mesmo nome desenvolvido pela regente com base no Guia Prático do autor, no qual ele cria arranjos simples para o cancioneiro infantil brasileiro. “A proposta deste projeto é relembrar e/ou fazer conhecer as canções folclóricas brasileiras infantis. Por meio dos arranjos maravilhosos e simples de Villa-Lobos, a oficina propõe um momento de união e aprendizado em torno desta preciosa herança de nossa cultura”, explica a regente e pesquisadora Dani Mattos.
Cada oficina tem duração de três horas, sendo duas horas dedicadas ao trabalho com os educadores e uma hora com os estudantes. Durante as oficinas, os educadores recebem um material de apoio. Um guia com um resumo de atividades interdisciplinares que a regente organizou em seus vinte anos de experiência. Essas atividades podem ser multiplicadas pelos profissionais de ensino. A oficina propõe diversas maneiras de vivenciar a música e seus elementos de maneira lúdica, divertida, sempre em grupo. O repertório trabalhado será de músicas infantis brasileiras, pesquisado e arranjado por Villa-Lobos.
O trabalho foi viabilizado com recursos da Lei Rouanet, e tem o apoio cultural do Grupo Saga, Klabin S/A e Transire Eletrônicos.
Inscrições abertas
A oficina de musicalização Villa-Lobos para Todos acontece no dia 17 de maio, das 13h30 às 16h30, na Biblioteca Ernesto Manoel Zink, no Centro de Campinas. São 60 vagas e as inscrições gratuitas podem ser realizadas até o dia 14 de maio no site https://portalcultura.campinas.sp.gov.br/2019-oficina-musicalizacao-villa-lobos-todos. Além dos educadores, a oficina terá participação das crianças da Escola Pão dos Pobres de Santo Antônio. A Biblioteca Ernesto Manoel Zink está localizada à Av. Benjamin Constant, 1633, Centro, Campinas.
Sobre Dani Mattos
Dani Mattos nasceu e cresceu na cidade de São Paulo. Atuou como regente em Ilhabela de 1999 a 2003. É formada em regência e Educação Artística pela Faculdade de Música Santa Helena, tendo estudado ainda na Escola Municipal de Música, no Conservatório Musical Brooklin Paulista e na escola experimental do SESC. Fez cursos complementares de regência com Marcos Leite e Roberto Gnatalli, em Londrina (PR).
Ainda em Ilhabela, realizou trabalho de pesquisa da cultura caiçara, supervisionado pela folclorista Iracema França. Com o Coral São João, criou apresentações interativas e didáticas em escolas da rede pública, trabalhando os elementos musicais com os alunos e professores. Assim, desenvolveu o projeto Villa-Lobos para Crianças, baseado no Guia Prático do autor, no qual ele cria arranjos simples para o cancioneiro infantil brasileiro. Além do grupo vocal Poucas & Boas, a cantora e regente Dani Mattos formou o grupo Toque de Bambas e Dani Mattos Quartet. Lançou em 2019 seu primeiro EP Cronistas da Cidade pelo selo 7 Melódica.
Serviço:
Oficina Villa-Lobos para Todos
Data: 17/5/2019 (sexta-feira), das 13h30 às 16h30
Local: Biblioteca Ernesto Manoel Zink
Endereço: Av. Benjamim Constant, 1633, Centro – Campinas/SP
Inscrição até 14/5/2019: https://portalcultura.campinas.sp.gov.br/2019-oficina-musicalizacao-villa-lobos-todos
Gratuito
Público alvo: educadores infantis e infantojuvenis
Vagas: 60
Projeto Villa Lobos para Todos: http://villa-lobosparatodos.com.br/
Dani Mattos: http://danimattos.com.br/projetos/
Instagram: @danimmattos e @7melodica
Informações aobre a Oficina Heitor Villa-Lobos: danimattosproducoes@gmail.com.