Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Marchinhas e sambas no Carnaval do Almanaque; nas matinês, o bloco As Caixeirosas

Campinas, por Kleber Patricio

Foto: Davi Moraes Fotografia.

Foto: Davi Moraes Fotografia.

Quatro noites de folia e duas matinês vão embalar o Carnaval do Almanaque Café, localizado em Barão Geraldo, Campinas. Bem ao gosto da cultura popular brasileira, a festa proporciona um espaço lúdico para toda a família brincar. O tradicional bloco As Caixeirosas será responsável pelas matinês nos dias 7 e 9 (domingo e terça), das 17 h às 19 h. Nas noites de sábado (6), domingo (7) e segunda (8), a partir das 22 h, duas bandas irão se revezar nas marchinhas e sambas. Os ingressos já estão à venda no Almanaque Café.

As Caixeirosas

No salão enfeitado com confetes e serpentinas, As Caixeirosas irão tocar marchinhas, frevos e sambas. A cada ano, o bloco apresenta uma boneca gigante, que vem acompanhada de uma marchinha criada especialmente para ela. A boneca deste Carnaval é a Belelinda, filha dos bonecões Zé Bêlêu e Rosalinda, que também estarão brincando com as crianças.

Conhecido bloco do distrito de Barão Geraldo, As Caixeirosas foi fundado em 2006 pela arte educadora Cristina Bueno, que originou os grupos Caixeiras da Guia e Caixeiras das Nascentes.

Seus integrantes tocam caixa (ou tambor pequeno) – instrumento de percussão classificado pela família dos membrafones, com som produzido pela vibração da membrana (pele). É considerado um tambor sagrado por conduzir várias manifestações populares, como Festa do Divino, Congadas, Moçambiques e Folias de Reis entre outras. No Brasil, o único lugar que as mulheres tocam tambor em festa sagrada é na Festa do Divino do Maranhão, onde são conhecidas como Caixeiras.

Associados aos ritmos do corpo e da natureza, os tambores foram meio de comunicação entre os homens e seus deuses. Através dos tempos foram ganhando diversas formas, tamanhos e timbres. Às vezes tocados com as mãos livres, outras com o auxílio de baquetas.

Serviço

Salão do Almanaque

Matinês

Data: 7 e 9 (domingo e terça), das 17 h às 19 h

Horário: das 17 h às 19 h

Ingresso: R$25

Carnaval

Data: sábado (6), domingo (7) e segunda (8)

Horário: a partir das 22 h

Ingresso: R$50

Almanaque Café: Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1240, Barão Geraldo – Campinas/SP – Telefone (19) 3249-0014.