A Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia de Indaiatuba promove na próxima sexta-feira, dia 29, a Audiência Pública do Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável (Pdmus) – Fase de Diagnóstico e Formulação de Diretrizes. Os trabalhos acontecem no Auditório do Paço Municipal, a partir das 8h30. Para que os participantes possam apresentar sugestões, as inscrições devem ser feitas até às 9h.
Em elaboração desde maio de 2015, o estudo foi promovido pela empresa Oficina Engenheiros Consultores Associados Ltda. e recebeu investimentos por parte da Prefeitura no valor de R$879.091,24. A coleta de dados atendeu ao disposto na Lei Federal 12.587/12, que institui as diretrizes para a Política Nacional de Mobilidade Urbana, englobando pesquisas em domicílio, abordagem de usuários do transporte coletivo público, avaliações relativas ao fluxo e volume de trânsito nas ruas, identificação de origem e destino, entre outros parâmetros.
No Plano estão aspectos de desenvolvimento urbano e de mobilidade urbana de Indaiatuba, diagnóstico e diretrizes para o sistema viário e trânsito, diagnóstico e diretrizes para o sistema de transporte coletivo e diagnóstico e diretrizes para o transporte não motorizado (mobilidade a pé e por bicicleta).
Quanto aos aspectos de desenvolvimento urbano e de mobilidade urbana, serão apresentados os principais resultados de pesquisas de origem e destino de viagens na cidade com os indicadores de mobilidade urbana vigentes. Serão abordados também, aspectos relacionados com a inserção regional de Indaiatuba na Região Metropolitana de Campinas e na Macrometrópole Paulista.
No caso do diagnóstico e diretrizes para o sistema viário e trânsito, serão apresentadas diretrizes para a expansão organizada da rede viária da cidade em consonância com os vetores de expansão urbana.
Para o diagnóstico e diretrizes para o sistema de transporte coletivo, será apresentado o diagnóstico da rede de ônibus do sistema municipal, assim como diretrizes para racionalização dessa rede envolvendo reestruturação de linhas, reposicionamento de terminais e integração tarifária, entre outros tópicos.
Quanto ao diagnóstico e diretrizes para o transporte não motorizado, serão apresentadas análises sobre a acessibilidade e as condições para os deslocamentos a pé com propostas para organização da circulação em áreas centrais e polos locais da cidade. No que se refere ao modo cicloviário, serão apresentadas diretrizes de expansão da rede existente de ciclofaixas e ciclovias e de melhoria da segurança para esse meio de transporte.
Conforme explicou o secretário de Planejamento Urbano e Engenharia Sandro de Almeida Lopes Coral, o estudo deverá orientar as ações do poder público e dos demais agentes envolvidos na produção da mobilidade urbana, buscando a melhoria do atendimento dos serviços públicos relacionados e das condições de acessibilidade da população. “Deverão ser consideradas não apenas as demandas atuais, mas também as necessidades futuras de médio e longo prazos, considerando projeções de expansão da população”, reforçou o secretário.
O trabalho da consultoria foi acompanhado pela administração municipal, por meio de uma comissão formada por integrantes das secretarias municipais de Administração, Planejamento Urbano e Engenharia, Obras e Vias Públicas, Desenvolvimento, Segurança Pública, Urbanismo e Meio Ambiente e Habitação.
Programação
– Das 8h30 às 9h00 – Inscrições
– Das 9h00 às 9h10 – Abertura pela autoridade municipal
– Das 9h10 às 10h30 – Apresentação dos aspectos de diagnóstico e proposição de diretrizes para o Pdmus
– Das 10h30 às 11h30 – Abertura para solicitação de esclarecimentos e apresentação de sugestões dos participantes
– Das 11h30 às 12h00 – Fechamento e definição de próximos passos.