Fruta de origem asiática, o caqui ganha as prateleiras nessa época do ano. Na cozinha, a polpa suculenta e a textura delicada fazem bonito em diversas preparações, desde a entrada até a sobremesa. Sucesso na culinária, a fruta também se destaca pelo seu alto valor nutritivo, sendo muito importante para a manutenção da saúde.
“Rico em betacaroteno, que se transforma em vitamina A no organismo e contribui para a saúde dos olhos e da pele. A fruta ainda é rica em vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Ela também possui cálcio, ferro, fósforo, potássio e todos os nutrientes básicos que o nosso organismo precisa para estar em equilíbrio”, revela a nutricionista Letícia Amaral, do Oba Hortifruti.
Na hora da compra, prefira o caqui sem rachaduras, cortes ou partes amassadas. Quando maduro, ele tem cor uniforme e é alaranjado e brilhante. Pode ser guardado tanto na geladeira quanto fora dela, mas sempre em locais frescos e arejados. Assim, a fruta se conserva por até cinco dias em casa.
Confira as receitas elaboradas pela nutricionista tendo o caqui como protagonista:
Ingredientes:
200 ml de água de coco
1 caqui picado
5 folhas de hortelã
1 lasca de gengibre
1 colher (sopa) de semente de linhaça dourada
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.
Ingredientes:
4 caquis não muito maduros cortados em gominhos
1 xícara (chá) de farelo de aveia
7 tâmaras deixadas de molho por 5 minutos
¼ de xícara (chá) de castanha de caju
2 colheres (sopa) de óleo de coco
2 colheres (sopa) de água (utilize a água do molho da tâmara)
1 colher (chá) de melado de cana
Canela e essência de baunilha a gosto
Açúcar demerara a gosto
Modo de preparo:
Bata no liquidificador o farelo de aveia, tâmaras, castanha de caju, óleo de coco, água, melado de cana e essência de baunilha até perceber que a massa está com aspecto farinhento. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Molde à massa nas forminhas com fundo removível, apertando do centro para as beiradas até que fique bem fininha. Recheie as tortinhas com os gominhos de caqui e polvilhe o açúcar demerara por cima. Leve ao forno por aproximadamente 5 minutos, apenas para caramelizar um pouco o açúcar e os caquis ficarem dourados. Finalize com a canela em pó por cima.
Ingredientes:
2 caquis
2 folhas de hortelã
Mel a gosto
1 copo de iogurte desnatado
Modo de preparo:
Descasque e pique os caquis em cubos. Coloque em uma tigela e adicione a hortelã picada e o mel. Amasse tudo com um garfo e leve a geladeira por 1 hora. Em uma taça coloque o iogurte e cubra com a geleia. Decore com folhinhas de hortelã.
Ingredientes:
1 xícara (chá) de caqui
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
½ xícara (chá) de óleo de coco
1 ovo
½ colher (chá) de essência de baunilha
2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de fermento em pó
¼ de colher (chá) de sal
1 colher (chá) de canela em pó
1 xícara (chá) de passas
1 xícara (chá) de nozes picadas
Modo de preparo:
Pré aqueça o forno a 175ºC. Misture em uma tigela o óleo de coco e o açúcar mascavo. Adicione o ovo e a essência de baunilha. Coloque a farinha, o bicarbonato, o fermento, o sal, a canela, as passas, as nozes picadas e o caqui. Misture bem. Separe bolinhas do tamanho de uma colher de chá. Unte uma assadeira com óleo de coco e coloque as bolinhas distantes entre si. Asse por 15 minutos.
Shake laxante de caqui e ameixa
Ingredientes:
500 ml de suco de laranja
1 caqui
3 ameixas secas sem caroço
Modo de preparo:
Deixe as ameixas de molho em água por 30 minutos. Depois, bata todos os ingrediente no liquidificador e beba em seguida.
Para outras receitas, acesse www.redeoba.com.br.