Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

YBY Festival apresenta a música contemporânea indígena

São Paulo, por Kleber Patricio

Primeiro festival de música indígena contemporânea da história do Brasil traz interpretações de gêneros como rock, MPB, funk, heavy metal e forró concebidos e executados por músicos indígenas. Crédito da foto: divulgação.

A cultura indígena nada tem de passado e reafirma sua forte presença no YBY Festival, primeiro festival de música indígena contemporânea da história do Brasil. O evento acontece entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro na Unibes Cultural e traz ainda outras manifestações culturais como tecnologia, moda e gastronomia típica.

A abertura do evento estará a cargo de representantes do governo municipal, estadual e instituições parceiras com o debate Políticas Públicas e Iniciativas pela Arte Indígena, que busca discutir a inclusão artística indígena na cidade de São Paulo e no Brasil.

O público poderá desfrutar de interpretações de gêneros como rock, MPB, funk, heavy metal e forró, concebidos e executados por músicos indígenas nos três dias de evento. O festival contará ainda com food trucks e chefs de cozinha que farão releituras da cultura alimentar indígena no pátio da Unibes Cultural.

Alguns dos artistas confirmados são Arandu Arakuaa, Brisa Flow, Bro’s MCs, Djuena Tikuna, Edivan Fulni-Ô, Gean Ramos Pankararu, Ian Wapichana, Katu Mirim, Nory Kayapó, Oz Guarani, Oxóssi Karajá, Wakay, Wera MC, Suraras do Tapajós e o Grupo Mãnã Runu Keneya.

Além disso, durante o festival será entregue o I Prêmio Galdino de Música Indígena, que celebrará os grandes nomes e as revelações da música indígena contemporânea. As apresentações se darão em português e nas diversas línguas-mães de cada artista. O setor Fashion também estará presente com o desfile de coleção exclusiva assinada pela estilista Beni Kadwéu, da Aldeia Alves de Barros, localizada em Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul. Já a exposição RePangea – Uma Experiência Tecnoxamânica em Realidade Virtual, desenvolvida por Anapuaka Tupinambá, atualmente em exposição no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, vem a São Paulo para integrar as atrações do Festival YBY.

Durante todo o festival, os povos das cinco regiões do país trarão artesanatos, mobiliário e peças de arte visuais para exposição e venda.

Serviço:

Local: Unibes Cultural

Data: de 29 de novembro a 1º de dezembro

Horário: das 10h às 19h

Preço: entrada gratuita

Para mais informações, acesse www.unibescultural.org.br

Sobre a Unibes Cultural

Em funcionamento desde 2015 na Rua Oscar Freire, em São Paulo, a Unibes Cultural tem o papel de hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais ao convergir, conectar e distribuir cultura e diferentes conhecimentos. Com uma programação variada, que inclui shows, exposições, palestras, atividades para o público infantil e peças de teatro, o centro cultural da Unibes assume a vocação não só de formadora de público, mas também de agente transformador do cenário cultural. A curadoria do espaço propõe encontros, debates e reflexões para todos que querem ajudar a preparar a cidade para o futuro.