Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Indaiatuba finaliza curso de formação de guardas civis

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Crédito da foto: Eduardo Turati – clickindaia.com.br.

Crédito da foto: Eduardo Turati – clickindaia.com.br.

Depois de seis meses de curso, a formação da 15ª turma da Guarda Civil de Indaiatuba entra na reta final. Os 59 aspirantes iniciaram a penúltima etapa, que é a parte de prática de tiro. Na sequência, finalizando, haverá aulas de técnicas operacionais. A formatura está marcada para o dia 11 de junho às 8h30 na Praça do Lago, onde os aprovados serão promovidos automaticamente a Guarda Civil de terceira classe.

O edital inicial de concurso público, realizado no ano passado, previa a contratação de 35 homens e quatro mulheres. “Mas devido às aposentadorias especiais dos guardas civis, fomos autorizados a contratar até 60 nomes integrantes e, assim, estamos integrando 54 homens e cinco mulheres”, comenta o secretário de Segurança Pública Alexandre Guedes Pinto. “Pelo nosso cronograma, todos, inclusive as mulheres, estarão nas ruas no segundo semestre”, prevê.

Durante os seis meses, os aspirantes receberam aulas que compõem o currículo estabelecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para formação de novos guardas civis; entre elas, noções de direito, língua portuguesa, primeiros socorros e trânsito. “Temos orgulho de que grande parte dessas disciplinas foram aplicadas pelos nossos próprios guardas civis, que são preparados e experientes na área de segurança e, portanto, totalmente capacitados para ministrar aulas aos aspirantes”, relata o secretário. O curso de formação também contou com instrutores e palestrantes. “Tivemos algumas palestras, que não fazem parte do currículo obrigatório, mas que nossa chefe da Divisão de Ensino, inspetora Marilsa, optou por incluir nas atividades devido à relevância dos temas na formação do guarda civil”, afirma.

Ao término do curso, os guardas civis aguardarão a liberação do porte de arma, que deverá entrar em tramitação na Polícia Federal após a conclusão das aulas de tiro. Até a documentação ser concedida, os guardas civis da 15ª atuarão como auxiliar nas viaturas ou em postos fixos, conforme a necessidade da escala. “Só após a conclusão do curso de tiro e avaliação do instrutor credenciado pela Polícia Federal é que poderemos dar entrada na documentação para o porte de arma dos Guardas e assim será feito. A partir daí aguardaremos a tramitação na Polícia Federal para que os novos integrantes possam atuar armados”, conclui.