Representando 300 associados dos segmentos de cultura e entretenimento sediados em 23 Estados da Federação, a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos – Abrape está envolvendo a cadeia produtiva do setor, um dos mais impactados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), na campanha Tudo É Evento. O objetivo é conscientizar a opinião pública e, principalmente, os governos municipais, estaduais e federal sobre a necessidade de debater como será a retomada deste segmento, que envolve 60 mil empresas, gera cerca de 2 milhões de empregos diretos e indiretos, mobiliza 4 milhões de trabalhadores informais e representa 4,32% do PIB.
A campanha, que está mobilizando o setor nas redes sociais por meio da hashtag #tudoéevento, faz alertas sobre a crise, que revela uma cenário com trabalhadores que não recebem salários há quatro meses, e quer ampliar o diálogo sobre o retorno seguro das atividades e criação de leis e incentivos de crédito para o setor. O empresário e presidente da Abrape Doreni Caramori Júnior, reforça que a discussão não trata de quando vão voltar os eventos e shows, mas das variáveis que o processo envolve. “É fundamental que governos e setor privado sentem ainda nesse momento para encontrar soluções e definir como será a retomada desta cadeia produtiva”, frisa.
Doreni defende que é fundamental articular de forma responsável o retorno dos eventos, dentro do tempo certo e com apoio científico de especialistas, com uma estratégia imprescindível para resguardar a saúde das pessoas, manter e gerar empregos e impulsionar um mercado que recolhe, anualmente, cerca de R$48 bilhões em impostos.
Criada em 1992 com o propósito de promover o desenvolvimento e a valorização das empresas produtoras e promotoras de eventos culturais e de entretenimento no Brasil, a Abrape tem, atualmente, 300 associados que são verdadeiros expoentes nacionais na oferta de empregos diretos e indiretos e na geração de renda, movimentando bilhões de reais anualmente.