A Central de Ambulâncias da Prefeitura de Indaiatuba iniciou um projeto piloto para o atendimento de emergência rápido com motocicleta. A finalidade é acelerar o primeiro atendimento, já que a moto tem maior habilidade no trânsito.
De acordo com o diretor do setor, Rogério Giora Pereira, o trabalho está em fase de treinamento e implantação e a ideia é iniciar o serviço no mês de janeiro. “O importante do atendimento com a moto ambulância é o tempo de resposta; ela chega ao local mais rápido que uma viatura terrestre quatro rodas. Nosso objetivo é oferecer o primeiro atendimento mais rápido, principalmente em caso de hemorragia, engasgo, arma de fogo, fratura exposta, entre outras ocorrências e isso pode salvar muitas vidas”, comenta.
A Secretaria de Segurança Pública destinou duas motos para a Secretaria de Saúde iniciar este serviço. A equipe deve ser acionada, ainda, em casos de suspeita de hipoglicemia, locais de difícil acesso para a ambulância, apoio ao Suporte Básico e ao Avançado quando da implantação, além de situações onde as ambulâncias existentes já estejam em atendimento e haja necessidade de um acolhimento inicial até a liberação de uma ambulância para ser enviada.