O empenho de alunos do Instituto Integral nas gincanas do colégio possibilitou a arrecadação de mais de 35 toneladas entre arroz, feijão e leite, que foram doados para o Banco de Alimentos da Prefeitura de Campinas. O volume representa 35% do montante mensal recebido pelo órgão. Segundo a coordenadora do Banco, Bruna Angelis, é a primeira vez que uma quantia tão expressiva é entregue por uma unidade educacional. “Normalmente recebemos essa quantidade de multinacionais alimentícias. Em trotes da cidadania de universidades, por exemplo, o volume não costuma ultrapassar 5 toneladas”, comemora a coordenadora.
A arrecadação de alimentos para doação beneficente é uma das tarefas solidárias das gincanas que o Integral promove há 29 anos. A Gincana do integral, que envolve os alunos do Ensino Médio, é a mais tradicional, seguida pela do Ensino Fundamental 2, a GinTeen, que está na 18ª edição. Divididos em equipes, os estudantes são desafiados a dar o seu melhor também em deveres esportivos, artísticos, de raciocínio e conhecimento. As tarefas são pontuadas e a equipe que acumular mais pontos é a vencedora.
De acordo com o presidente do Instituto Integral, Ricardo Falco, as gincanas têm os objetivos pedagógico e de integração das unidades, pautados na honestidade e no coleguismo. “Os alunos são estimulados em suas várias habilidades e cada um demonstra no que é bom. Não só os estudantes, mas também as famílias e toda a comunidade escolar, somos incentivados ter um olhar para o próximo”, ressalta Falco, que também é diretor da unidade Taquaral.
O diretor pedagógico da unidade Cambuí, David Apolinário, lembra que as gincanas ocorrem em maio, mas que os estudantes se estruturam meses antes. “Eles vendem patrocínios para as camisetas das equipes, fazem bolos para vender e organizam rifas para juntar dinheiro e, próximo à data da gincana, trocam por alimentos para assegurar que os produtos cheguem ao destino dentro da validade”, explica.
Bárbara de Almeida Viana Gambera, estudante do 3º ano do Ensino Médio e capitã da equipe da unidade do Cambuí, acompanhou a chegada dos caminhões lotados no Banco de Alimentos e se destacou por sua vibração diante dos funcionários do órgão. “Vendo o descarregamento de toda aquela comida, eu fiquei sensibilizada de pensar em quantas pessoas nós conseguimos ajudar. Constatei a eficiência da frase A união faz a força e fiquei muito feliz. A gincana nos transformou em uma grande família, fez nascerem novas amizades e, com as responsabilidades de capitã, cresci como pessoa”, contou Bárbara.
Pedro Ventosa Machado, do 3º ano, capitão da Equipe Vermelha, campeã do Ensino Médio, compartilha da mesma opinião. “É um compromisso desafiador liderar perto de 250 jovens. Foi um crescimento pessoal muito grande por trabalhar o espírito de equipe das pessoas e o convencimento aos patrocinadores. Muitas vezes me emocionei e, mesmo que não tivéssemos ganhado a gincana, estaríamos satisfeitos por termos contribuído com o bem para tanta gente que precisa”, destaca o estudante.
Banco de Alimentos faz distribuição a entidades
O Banco de Alimentos foi escolhido pelo Instituto Integral pela garantia da destinação correta das doações e pela triagem da qualidade dos alimentos. Vinculado à Secretaria Municipal da Cidadania, Assistência e Inclusão Social, o Banco, que funciona nas Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), tem mais de 100 entidades beneficentes cadastradas, que atuam junto a crianças, adolescentes, idosos, vítimas de doenças graves, dependentes químicos, desempregados e pessoas com deficiência em risco social.