A FIEC – Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura e o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp – Hemocentro, informam que as campanhas de doação de sangue do ano de 2021 acontecerão em Indaiatuba nos dias 30 de janeiro, 27 de fevereiro, 27 de março, 24 de abril, 29 de maio, 26 de junho, 31 de julho, 28 de agosto, 25 de setembro, 30 de outubro, 27 de novembro e 18 de dezembro.
Para ser um doador, é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto, ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
Não poderá ser doador o candidato que nos últimos 30 dias tenha retornado de viagem ao exterior, ou que tenha tido sintomas respiratórios, incluindo gripe ou febre. Além disso, o ato da doação fica restrito para pessoas que tenham se vacinado contra gripe há menos de 2 dias (48h), estejam em tratamento odontológico, não tiverem parceiro (a) fixo (a), pesarem menos de 50 quilos, tiverem feito endoscopia há menos de seis meses, tiverem colocado piercing ou feito tatuagem há menos de um ano, forem diabéticas, se tiverem ingerido bebida alcoólica na noite anterior ou fumado horas antes.
O Hemocentro ainda orienta que candidatos que estejam aptos e que tenham 60 anos ou mais não compareçam à doação de sangue devido a limitação do isolamento social.
Existem vários critérios que são avaliados no dia da doação e que podem levar à inaptidão. Dúvidas pontuais como o uso de medicamentos, procedimentos invasivos recentes, viagens etc. serão avaliadas na triagem.
Se você vai doar pela primeira vez, saiba como funciona o processo de triagem e as etapas da doação:
1 – Retirada da senha | O candidato é recebido por um representante da FIEC e é importante que avise sobre a participação pela primeira vez como doador para que seja explicado como acontece a campanha e informados os principais motivos que possam impedir a sua doação.
2 – Sala de espera | Nessa etapa, o candidato aguarda até que seja chamado para o cadastro. Na sala de espera também são passadas algumas orientações.
3 – Cadastro | Obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto para cadastro. Nessa etapa informe se tem interesse em se cadastrar para ser doador de medula óssea.
4 – Exame físico | São realizados testes para anemia, verificação de pressão arterial, pulso, temperatura, peso e altura.
5 – Entrevista | A entrevista é individual. São feitas perguntas específicas e é assinado um termo de responsabilidade quanto à veracidade das respostas.
6 – Coleta | Serão coletadas uma bolsa de sangue e amostras para os exames laboratoriais.
7 – Lanche | Após a doação, o candidato é encaminhado para um local onde é oferecido um lanche.
Todo o processo dura em média duas horas.
Serviço:
FIEC
Local: Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3405 – Jardim Regina
Hemocentro
Fale conosco no site www.hemocentro.unicamp.br
Telefone 0800 722 8422
E-mail hemocentro@unicamp.br.