O início de um novo ano sempre reflete um período de descanso e importantes datas comemorativas, com a chegada do verão e nosso amado Carnaval. Entretanto, com o isolamento social e o agravamento de casos do Covid-19, recente pesquisa da Hibou – empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo – feita em parceria com a Scoregroup, mostra que hábitos dos brasileiros devem mudar em 2021. “Mesmo com a vacina, a maioria dos entrevistados optou por permanecer em casa ou fazer pequenas atividades fora. Agora, durante os meses de janeiro e fevereiro, 63% pretende passar o verão com distanciamento social e tomando os devidos cuidados com a pandemia, o que nos mostra uma conscientização dos brasileiros nesse momento que é mundialmente delicado”, relata Lígia Mello, sócia da Hibou e responsável pela pesquisa.
O calor excessivo do verão contribui com essa decisão. 37% se sentem desconfortáveis em sair de casa devido ao calor e altas temperaturas. Após a vacinação, 29% pretendem sair e se divertir e outros 25% devem buscar atividades em casa com a família. O home office segue como tendência no ano que se inicia e 21% continuará com a rotina em casa.
Para a pesquisa, englobando todas as faixas etárias e com renda entre até R$3 mil e mais de R$20 mil, mais de 1600 brasileiros foram entrevistados em formato digital entre 27 de novembro de 2020 e 1º de dezembro, nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Brasília, Recife e Maranhão.
A vacina tão aguardada | Com a aprovação da vacina, que ocorreu no dia 17 janeiro em caráter emergencial, 11% dos brasileiros afirmaram que com a vacina mudariam totalmente os seus planos para esse verão, 28% mudariam apenas parte desses planos e 42% não mudariam nada. Já 19% não pensaram sobre essa possibilidade. “Essa análise indica que, incialmente, a vacina mudaria pouco a rotina de todos e que o brasileiro está ciente dos processos e períodos da vacinação”, diz Ligia.
Janeiro não é mais o mesmo | As rotinas de verão mudaram muito na comparação com Janeiro de 2020. O senso comum é de que no momento atual teremos queda em atividades comuns, como churrascos (de 52% para 27%), parque com as crianças (de 30% para 16%), viagens para a praia (de 43% para 17%) e presença em bares com os amigos (de 31% para 5%). A pesquisa mostrou ainda crescimento nas reformas das casas – subiu de 10% para 17% – e que a cerveja se mantém na geladeira, pois manteve a faixa de 30% na comparação. “Falando da parte financeira, o brasileiro segue apertado financeiramente no início do ano, principalmente em função dos impostos, material escolar e gastos habituais do período. Com isso, no início de 2021, percebemos que 63% se sentem mais apertados com as contas extras de janeiro, em linha com o que indica o histórico para o período. Por outro lado, 31% acham que está igual aos outros meses do ano e apenas 6% se sentem mais confortáveis financeiramente, pois sobrou algum dinheiro do final do ano”, completa Ligia.
Viagens, só de carro | Pensando na segurança das pessoas com deslocamentos durante a pandemia, o carro voltou a ser o meio de transporte mais utilizado e 81% preferem viajar de carro, 18% de avião, 12% de ônibus, 2% de moto e 1% de trem. A pandemia também mostrou que a principal companhia em viagens agora é o parceiro de vida (48%), seguido de toda a família (30%) e filhos (17%). Os destinos de menor agitação e movimento, o que contribui para o isolamento, são os mais citados, como praia deserta (43%) e sítio/chácara (31%).
Os protocolos de biossegurança estão no radar do brasileiro que pensa em sair para uma viagem. E, como recado para as cidades e locais turísticos, 82% dos brasileiros consideram importante que toda a equipe esteja protegida com máscaras, 77% querem a disponibilização de kit higienização com álcool gel e 72% esperam que seja respeitado o distanciamento social em restaurantes, entre outros.
Insegurança dos pais na volta às aulas | “Ao pensar em férias, não podemos deixar de falar das crianças em casa. A pesquisa indicou que apenas 16% dos brasileiros acreditam que as aulas devam voltar a ser 100% presenciais neste momento, 33% preferem que o ensino seja virtual e 30% acham que o melhor formato agora é o híbrido, que mescla aulas presenciais e virtuais”, explica Lígia Mello.
Dos entrevistados, 26% possuem filhos e, sem poder viajar durante o período de férias, em função da pandemia, estão projetando fazer mais atividades em casa (39%), como atividades manuais (22%) e idas a parques e áreas abertas (30%). Outro número relevante é que 18% dos pais devem apostar na compra de videogames, jogos e brinquedos para entreter as crianças. Uma fatia de 20% pretende viajar mesmo com a pandemia.
Carnaval assistindo seriados | No início do ano também temos uma das datas comemorativas mais queridas do Brasil: o Carnaval. Quase metade dos brasileiros (48%) aproveita essa data comemorativa para descansar e, mesmo com a pandemia, esse número se manteve. As maratonas de filmes e séries estão bem cotadas, passando de 46% antes da pandemia para 51% do interesse atualmente.
Ainda no mesmo período de comparação, o interesse em passar o tempo em família subiu de 29% para 34% no carnaval de 2021. Ainda sobre a possibilidade de postergar o carnaval para julho de 2021, a mudança é bem vista por 61% dos brasileiros e 29% acham que o feriado tem que ocorrer mesmo sem as festas. Já 11% acham que os bloquinhos vão ocorrer mesmo com a pandemia em curso e 12% acreditam que teremos duas datas de carnaval no Brasil neste ano.
Churrasco ainda é um dos preferidos | Antes da pandemia, o churrasco fazia parte da rotina da metade dos brasileiros e, ao pensar nesse programa, 55% lembram-se das boas risadas ao reunir os amigos, 54% consideram um ótimo programa de fim de semana para o período de festas. Para 42%, um bom churrasco não pode deixar de ter cerveja. No verão 20/21, ainda em pandemia, o hábito continua vivo na vida dos brasileiros, mas, para 50%, será apenas em família apenas e em casa.
O som preferido na hora do churrasco é o de música sertaneja. Surpreendentemente, o rock e o pagode aparecem empatados em seguida, sendo: sertanejo (37%), sertanejo universitário (34%), rock (32%), pagode (32%), MPB (29%), samba (29%), funk (13%), música eletrônica (5%) e rap (4%).
Sobre a Hibou | A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo existente há mais de 11 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 20 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas, exploratórias, profundidade, de campo, duble de cliente, desk research, monitoramento de comportamento, presença de marca, expansão de região, expansão de mercado para produtos e serviços, teste de produto e hábitos de consumo. https://www.lehibou.com.br