O número de feiras voltadas à produção de publicações independentes e autorais está aumentando a cada dia e se espalhando pelo País; Campinas recebe sua primeira edição, com a Feira SUB, em 17 de setembro.
A Feira SUB é uma iniciativa do The Mix Bazar e visa reunir na cidade publicações independentes e autorais, com foco na produção que circula fora do meio editorial tradicional, como livros, zines, livros de artista, revistas, xilogravuras, pôsteres, ilustrações e fotografias, além de uma infinidade de produtos impressos que têm como características a produção com pequena tiragem e alto valor artístico aliados a um conceito mais artesanal e menos industrial.
As inscrições para expositores são gratuitas e podem ser realizadas até 31 de julho. Os interessados em expor seus trabalhos devem acessar o formulário de inscrição (http://goo.gl/forms/Qgb1ZVunGz), que também está disponível na página da Feira SUB no Facebook (https://www.facebook.com/feirasub/?fref=ts).
Todos os trabalhos inscritos passarão por uma curadoria. A ideia é que a feira apresente um material diversificado. A lista dos selecionados será divulgada em 22 de agosto e não será cobrada taxa de participação. “O objetivo da SUB é colocar Campinas no calendário das feiras independentes e apresentar artistas tanto da cidade e região para o público em geral, bem como dar visibilidade a coletivos, artistas e editoras independentes que participam da cena artística e literária fora do circuito convencional, no Brasil”, explica Marcela Pacola, do The MIX Bazar, uma das idealizadoras e organizadoras do evento. “A intenção deste projeto é fomentar a produção independente e ampliar o contato do público com essas publicações tão interessantes, ricas em conteúdo e design”, completa Fabiana Pacola Ius, do The MIX Bazar.
A expectativa é que cerca de 2 mil pessoas circulem pela Feira que trará palestras, oficinas e workshops sobre publicações, zines, design e financiamento coletivo, entre outros assuntos pertinentes.
Feiras de publicações independentes crescem apesar da crise
Enquanto o mercado convencional sofre com a crise —o faturamento cresceu 5,01% entre janeiro e novembro de 2015, muito abaixo da inflação no período, que foi de 9,62%—, o mercado de produções independentes cresce substancialmente. A Feira Plana, uma das mais importantes no segmento, que acontece em São Paulo desde 2013, apresentou 32% de crescimento no número de expositores (em relação a 2015) e, na edição de 2016, participaram 146 editoras; feiras independentes aconteceram em várias cidades do Brasil e a Argentina ganha destaque com relação ao restante da América Latina. Florianópolis ganhou sua primeira edição este ano (dias 13, 14 e 15 de maio); foram três dias de feira e um público estimado de 5 mil pessoas. Esse formato de feira contribui para economia criativa, colaborativa e sustentável.
O The Mix Bazar
O The Mix Bazar é um projeto que une moda, arte e design e promove uma experiência diferente para o consumidor moderno. O objetivo é fazer um trabalho cuidadoso de curadoria de produtos, ideias e parcerias com marcas independentes para oferecer produtos originais e atemporais, que fogem do conceito de massificação. Também desenvolve produtos de sua autoria utilizando recursos que seriam descartados pela indústria (upcycling) e valorizando o trabalho autoral, local e criativo. O TMB está sempre em movimento e conectado às novas formas de consumo e relacionamento, buscando estimular e fomentar a economia criativa.
Serviço:
Feira SUB
Inscrições gratuitas até 31 de julho
Divulgação dos selecionados para a feira: 22 de agosto
Informações e dúvidas sobre as inscrições: feirasub@themixbazar.com.br.