Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Estado estima que mais de 50 mil pessoas prestigiaram a Virada Cultural em Indaiatuba

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI.

Arnaldo Antunes fez parte da programação da Virada em Indaiatuba. Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI.

Segundo estimativas da Secretaria de Estado da Cultura, um público total de 50.500 pessoas prestigiou a 10ª Virada Cultural Paulista em Indaiatuba. Foi a nona vez consecutiva que a cidade recebeu o evento, realizado nos dias 28 e 29 de maio com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Guarda Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Obras e Vias Públicas. Entre talentos locais e nomes consagrados nacionalmente como Emicida, Paula Lima, Arnaldo Antunes e Marcelo D2, mais de 20 atrações gratuitas garantiram muita diversão para toda a família, com apresentações no palco externo do Parque Ecológico, no Ciaei, na Praça Dom Pedro II, no Novo Centro Cultural Morada do Sol, no Parque Temático e na Avenida Presidente Kennedy.

Outras 21 cidades receberam a Virada Cultural Paulista nos dias 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de maio: Araçatuba, Ilha Solteira, Marília, Piracicaba, Limeira, Votuporanga, Presidente Prudente, Assis, Bauru, Caraguatatuba, Franca, Ribeirão Preto, Santos, Mogi das Cruzes, Araraquara, Botucatu, Registro, Santa Barbara D’Oeste, São João da Boa Vista, Sorocaba e Taubaté. A Virada Cultural Paulista é correalizada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e pelas prefeituras das cidades participantes, com parceria do SESC-SP e conta com apoio do MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Pensarte, Museu do Café e Cavalera.

Criada em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, a Virada Cultural Paulista tornou-se o mais relevante evento cultural do interior e litoral paulistas, com a proposta de promover um grande festival gratuito e simultâneo em cidades de médio e grande porte. Desde o princípio, a Virada tem buscado proporcionar ao público o acesso às melhores produções artísticas do País, nas mais variadas linguagens: música, dança, circo, artes cênicas, arte para crianças, dentre outras. O programa ocorre em parceria com as Prefeituras: enquanto o Estado se encarrega da programação artística principal, os municípios ficam responsáveis por toda a infraestrutura do evento, como montagem de palcos externos e disponibilização de teatros municipais. As cidades também contribuem com programação local, dando espaço a artistas das próprias regiões.