Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Adolfo Lutz confirma primeiro caso de Zika em gestante em Indaiatuba

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: BBC.com.

Foto: BBC.com.

O Instituto Adolfo Lutz confirmou na terça-feira, dia 7, o primeiro caso de Zika Vírus em gestante em Indaiatuba.

A gestante, 26 anos, que é moradora da cidade, procurou a Unidade de Saúde do Jardim João Pioli no dia 25 de abril, com mialgia, cefaleia, dor de garganta, exantema (manchas) e fraqueza. Ela também informou que o ciclo menstrual estava atrasado. A enfermeira do acolhimento da UBS fez os procedimentos, como teste rápido, e foi confirmada a gravidez. A gestante passou a ser acompanhada enquanto aguardava os demais resultados do Instituto Adolf Lutz de exames como de Zika Vírus, Dengue e H1N1. Atualmente, está com cerca de 12 semanas de gestação.

A Secretaria de Saúde fez todas as investigações e o caso foi considerado autóctone, tendo em vista que a paciente não havia feito viagens recentes. Indaiatuba notificou em 2016 cinco casos suspeitos de Zika Vírus em gestantes e quatro foram descartados.

O Ministério da Saúde já confirmou a relação entre o Zika Vírus e a microcefalia, que é uma malformação congênita que impede que o cérebro dos bebês se desenvolva de forma correta e acarreta problemas mentais. O vírus é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, transmissor também da Dengue e da Febre Chikungunya.