Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Casa do Saber oferece curso sobre o Samba Canção com Zuza Homem de Mello

São Paulo, por Kleber Patricio

zuzaQual gênero dominou a música brasileira de 1946 a 1957? Entre 1948 e 1957 foram lançados 924 discos de sambas-canção, marcando sua hegemonia na música romântica. Cantores ou compositores como Dick Farney, Dorival Caymmi, Herivelto Martins, Ary Barroso, Antonio Maria, Lupicinio Rodrigues, Nora Ney, Dolores Duran, Doris Monteiro, Elizeth Cardoso, Angela Maria, Maysa e mais ainda, fazem parte desse universo riquíssimo que abriu as portas da Bossa Nova para a música popular.

No ambiente enfumaçado de bares de Copacabana, surgiu, cresceu e vingou esse gênero associado à fossa, às confissões de amor, aos pares dançando de rostinho colado, aos encontros e desencontros amorosos que permanecem até hoje como o ponto culminante das canções brasileiras sobre a relação amorosa. Nesse curso, Zuza Homem de Mello abre antecipadamente em três encontros o resultado de seus estudos e conclusões para seu livro Copacabana, a ser lançado no segundo semestre. Muita música, muita poesia e muitos suspiros, como sempre ilustrados com as gravações dessa gente toda.

Crédito da foto: Patricia Stavis.

Crédito da foto: Patricia Stavis.

Zuza Homem de Mello

Musicólogo, jornalista e produtor musical. Há mais de 50 anos dedica-se ao garimpo e à divulgação da música popular brasileira e do jazz. É autor dos livros A Era dos Festivais (Editora 34, 2003), João Gilberto (Publifolha, 2001), Música nas Veias (Editora 34, 2007), Eis aqui os Bossa Nova (Editora Martins Fontes, 2008) e Música com Z (Editora 34, 2014).

Regras para inscrições

As inscrições são feitas pelo telefone (11) 3707-8900, pessoalmente na unidade da Casa do Saber (R. Dr. Mario Ferraz, 414 – Jd. Paulistano, São Paulo/SP) ou através do site. São necessários para o procedimento informações como nome, endereço completo, e-mail, CPF e telefone de contato.

A inscrição tem validade de dois dias úteis; caso não seja confirmada com o pagamento da matrícula no curso, é cancelada automaticamente. Uma vez cancelada a reserva e caso ainda haja vaga no curso, é possível a inscrição mediante o pagamento da matrícula no ato. A Casa do Saber não permite matrículas para encontros avulsos ou a participação de acompanhantes como ouvintes. Para dúvidas ou enviar sugestões, escreva para info@casadosaber.com.br ou ligue (11) 3707-8900.