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Como utilizar o Marketing Digital para destacar sua marca

São Paulo, por Kleber Patricio

Imagem de Photo Mix por Pixabay.

Atualmente o Brasil conta com 74% da população acima dos 10 anos de idade com acesso à internet, segundo a pesquisa TIC Domicílios do Comitê Gestor da Internet, realizada em 2020. Isto significa que 134 milhões de pessoas têm acesso às redes e uma boa parte delas procura frequentemente por um nicho no mercado para adentrar como divulgador de sua marca ou simplesmente atuar como consumidor. Entretanto, há quem acredite ainda que trabalhar na internet já não é mais tão promissor devido à grande concorrência e a saturação de conteúdos.

A professora da pós-graduação de Marketing Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Giovana Zulato, diz não enxergar nem concorrência ou saturação no Marketing Digital. Segundo ela, se especializar nesta área é mais uma opção dentro do planejamento de comunicação integrada das marcas que deve ser considerado quando o seu público tem aderência à área digital. “Quando dizemos que o Marketing Digital está saturado, acho que isso depende muito de como a marca está usando os recursos disponíveis. É importante que a marca tenha uma presença digital, mas deve-se pensar que a comunicação não passa apenas na internet; ela é muito mais abrangente e tem de considerar todas as estratégias para que se tenha sucesso da marca”, ressalta.

Já o especialista e professor de Publicidade e Propaganda da UPM Marlon Luiz Muraro acredita que há sim uma alta concorrência e que os anunciantes e agências ainda estão descobrindo seu potencial em trabalhar com a área. “O marketing digital é novo no mundo e no Brasil. Vejo muito mais concorrência que saturação”, afirma. Há de se considerar também que existe uma outra parcela de pessoas não adentradas no ambiente digital, mas que nos próximos anos podem se tornar potenciais consumidores ou produtores – sobretudo ao analisar a internet como uma área em constante ascensão.

Entretanto, trabalhar na internet requer inúmeras habilidades; algumas indispensáveis, como saber definir o público-alvo, como explica Muraro: “Para se destacar no Marketing Digital, deve-se, antes de mais nada, conhecer seu público, por meio de personas bem definidas. Após isso, conhecer a jornada desta persona e procurar dialogar com ela”. Giovana compartilha da mesma fala do professor e acrescenta um ponto importante, definir o posicionamento da marca: “É legal que haja um planejamento para que a marca possa ter uma presença que seja coerente com o seu posicionamento. Além disso, definir sua persona, ter uma frequência de post, também é um bom começo”, explica a professora, e frisa que não existe uma fórmula pronta, mas sim, analisar quais são as metas que pretende alcançar.

Segundo os especialistas, é fundamental entender quais fatores podem vir a trazer um baixo engajamento para o empreendimento. Muraro diz que a inadequação de conteúdo e personas, o excesso de postagens, a falta de frequência ou ainda a desconexão com caminhos evolutivos da sociedade em questões maiores, como diversidade e inclusão, podem influenciar na falta de sucesso. Giovana alerta para a questão do posicionamento: “Se a marca não está alcançando o engajamento desejado, ela precisa rever qual posicionamento pretende comunicar no ambiente digital e se esse posicionamento é coerente com o que ela pratica fora do digital”, afirma.

Aqueles que desejam se destacar ou continuar obtendo êxito com seu empreendimento têm alguns desafios a enfrentar; segundo Muraro, um deles é colocar o público-alvo acima do lucro. Já a professora de Marketing aconselha os produtores de conteúdo a se profissionalizar o máximo possível, pois os consumidores e a própria área estão cada dia mais exigentes.