Historiador referência no Brasil, Leandro Karnal inspira milhares de pessoas todos os dias, seja na televisão, na internet ou pela escrita. Professor, membro da Academia Paulista de Letras e escritor best-seller com os livros Crer ou não crer e O dilema do porco espinho, Karnal lança agora uma coletânea de crônicas muito especial. A coragem da esperança, lançamento pela Editora Planeta, reúne os melhores textos publicados no jornal O Estado de S. Paulo, além de crônicas inéditas.
No Brasil, a sequência de crises faz parecer que não há uma saída. Uma pandemia de Covid que parece não ter fim, crise política, crise na economia. Mas Karnal nos incentiva a persistir na esperança, em acreditar na “vontade imperiosa da vida em se manter e continuar”, apesar de tudo. Nas crônicas reunidas em Coragem da esperança, o historiador aborda temas atuais de grande relevância e reflete sobre a memória, a cultura e as relações sociais.
No prefácio da obra, o jornalista Ignácio Loyola Brandão afirma que Karnal escreve um livro um livro que o leitor não vai querer que acabe. Em uma realidade de desesperança, o historiador mostra que é preciso ter coragem para voltar a enxergar sob a neblina. “Que cada crônica seja sua ilha ou, ao menos, uma pequena boia. Sempre estivemos à deriva. Agarre-se. Ler é flutuar a esmo na íris da eternidade, com esperança, de preferência” – Leandro Karnal.
Ficha técnica:
Título: A coragem da esperança
Autor: Leandro Karnal
288 páginas
R$54,90.
Sobre o autor | Leandro Karnal é historiador, professor, escritor, palestrante, youtuber e apresentador de TV. Doutor em História Cultural pela Universidade de São Paulo, autor best-seller dos livros Crer ou não crer e O dilema do porco espinho, ambos publicados pela Editora Planeta. É apresentador do programa CNN Brasil Tonight, colunista no jornal O Estado de S. Paulo e Zero Hora (RS). Tornou-se um grande influenciador digital, com mais de 3,6 milhões de seguidores no Instagram e quase 1 milhão de inscritos no YouTube (Prazer, Karnal). É um dos mais requisitados palestrantes do país, além de recentemente ter sido eleito para a Academia Paulista de Letras.